Erro de calçada com ‘acessibilidade’ em Macapá vira piada na web

As informações são do "G1"

Por: Redação | Comunicar erro
A calçada fica na 10ª Avenida do bairro Congós, zona sul de Macapá

O erro em uma calçada com piso de acessibilidade, localizada na 10ª Avenida do bairro Congós, zona sul de Macapá, no Amapá, repercutiu nas redes sociais nos últimos dias. As imagens publicadas por usuários do Facebook mostram que o piso tátil, usado para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual, foi construído sem nivelamento.

Em um dos posts sobre a calçada, que teve milhares de curtidas e compartilhamentos, a via foi associada ao “parkout”, que é a prática radical de transposição de obstáculos com saltos.

De acordo com o “G1“, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) informou que a dona da casa foi notificada e compareceu ao órgão na última sexta-feira, dia 1, onde recebeu o projeto que atende às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A proprietária do imóvel admitiu o erro e disse que foi equívoco do pedreiro. Agora, após o alerta, ela afirmou que vai iniciar uma nova obra a partir desta quarta-feira, dia 6.

O diretor de fiscalização da Semduh, Saulo Trindade, declarou que o piso tátil lidera o número de denúncias na ouvidoria da secretaria, mas a fiscalização foi intensificada para evitar novos casos.

O projeto de obra em calçada é autorizado apenas se o mesmo contemplar as normas de acessibilidade do passeio público previstas em lei. O morador é responsável pela construção, mas deve seguir as exigências.

Veja a matéria na íntegra.

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …