Escola ocupada é cenário de novo clipe das rappers Issa Paz e Dory de Oliveira

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.” Essa e outras frases estão nos cartazes da escola estadual ocupada que serviu de cenário para o clipe “Anarquia Plena”, das rappers Issa Paz, de 23 anos, e Dory de Oliveira, de 30.

Cerca de 200 escolas estão ocupadas desde que Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a reorganização escolar. Na tarde desta sexta-feira (4), o governador fez uma coletiva de imprensa dizendo que havia decidido adiar o plano. Mesmo assim, os estudantes afirmaram que não irão desocupar as escolas.

Em meio a esse cenário, Issa e Dory, que estudaram em colégios da rede pública, decidiram gravar seu clipe. Ele foi lançado na última quarta-feira (2).

“Eu tive um insight de que a letra de ‘Anarquia Plena’ se encaixa perfeitamente nesse momento histórico que vivemos quando eu fui até a escola e vi a organização dos alunos. A forma como eles estão vivendo e lutando pelo que acreditam”, afirmou Issa à revista “Rolling Stone“.

“’Anarquia Plena’ denuncia o Estado e o sistema de educação brasileiro que, ao invés de educar, orientar e desenvolver um senso crítico nos alunos, acaba restringindo o direto de questionar e aliena milhões de jovens. O nosso grande intuito é dar visibilidade para uma luta mais do que legítima”, completou.

Veja o clipe: