Últimas notícias:

Loading...

Estado de SP entra na fase vermelha contra covid-19 no Natal e Ano Novo

Com isso, será permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais, como serviços de saúde e supermercados

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Todo o estado de SP entrará na fase vermelha do plano de contenção da pandemia do novo coronavírus, a fase mais restritiva que há para tentar diminuir os altos números da covid-19. Todas as regiões ficarão nesta fase durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. A decisão foi anunciada pelo governo estadual nesta terça-feira, 22.

O medo do governo é que haja um descontrole da pandemia após as festas de fim de ano, já que nas últimas quatro semanas São Paulo registrou um salto de 54% do número de casos e de 34% nos óbitos. Na fase vermelha, é permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais, como serviços de saúde e supermercados.

“Entre o Natal e Ano Novo não estamos em um período de festas. As medidas que decidimos adotar trazem esse simbolismo, não é momento de aglomeração, de festas”, disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, à Folha de S. Paulo.

SP covid-19
Crédito: IStock/William Rodrigues dos SantosEstado de São Paulo vai entrar na fase vermelha para o Natal e o Ano Novo

Todo o estado de SP está na fase amarela desde 30 de novembro, a intermediária entre as cinco existentes. Antes, o estado já havia passado por 45 dias na fase verde, que permite todas as atividades desde que cumpridos protocolos de higiene, distanciamento social e pequena restrição de horários.

Uma das principais preocupações do governo é com o rápido aumento de internações, especialmente depois de parte dos leitos reservados para casos de covid-19 ter sido desmobilizada com o decréscimo de casos.

Compartilhe: