Estudante desabafa sobre preconceito racial na aula e vídeo viraliza

Por: Redação

Uma estudante de jornalismo de Divinópolis, em Minas Gerais, compartilhou em seu perfil no Facebook um vídeo que fez enquanto recitava um poema dentro da sala de aula.

 
Segundo Brunielly Kelly, de 20 anos, essa foi a forma que ela encontrou para denunciar que estava sendo vítima de bullying e preconceito racial por parte de colegas da faculdade.

“Falar coisas do tipo: ‘Fulana já que você é amiga dela, diz pra ela que o cabelo dela não tá legal, que ela está levando a sério demais essa coisa de deixar cabelo natural. Ela poderia passar creme. E se ela cortasse aquele cabelo’, entre outros absurdos”, diz a estudante na publicação.

Saiba como agir em caso de racismo

A obra “Meu cabelo não é ruim”, de Thiago Yuri, foi citada durante a ação que ocorreu no intervalo das aulas. O vídeo já teve quase 40 mil visualizações. Assista:

ESSA É MINHA RESPOSTA PARA VOCÊ QUE TENTOU ME RIDICULARIZAR. Um grupinho de alunos da minha sala se juntou na quinta para me ridicularizar. Falar coisas do tipo “Fulana já que você é amiga dela, diz pra ela que o cabelo dela não ta legal, que ela está levando a sério dms essa coisa de deixar cabelo natural” “ela poderia passar creme ne” “e se ela cortasse aquele cabelo” entre outros absurdos …Eu poderia responder esse grupo de várias formas, mas escolhi a arma mais poderosa para jogar, as palavras. E então, além de explicar algumas coisinhas para esse pessoal, finalizei meu discurso de feminista negra, tentando incorporar um poema do Thiago Yuri. MEU CABELO NAO É RUIM. RUIM É VOCÊ QUE FALA MAL DE MIM, E NAO TEM A CORAGEM DE OLHAR NOS MEUS OLHOS PARA ESCUTAR A RESPOSTA. É incrível a capacidade do ser humano em ser mesquinho. Mas sem problemas, eu sempre irei argumentar.Tirem essa cagação de regras do meu caminho, pq eu vou passar com meu black, livre, leve, solto, pra cima e grande, SIM! LEMBREM… Faculdade nenhuma te ensina a respeitar os outros. Vamos ter mais empatia? Talvez esteja na hora de levar essas discussões para sala! Nunca deixem que lhe digam que seu cabelo é ruim. Ruim são eles que não sabem respeitar. Aproveitei a filmagem que algumas pessoas fizeram para mostrar que não estamos só. Espero que chegue até você !#naomecalo #aloinstituicoes #cadeorespeito?

Publicado por Brunielly Keith em Segunda, 22 de fevereiro de 2016

Compartilhe: