Estudantes do Bandeirantes promovem “saiaço” em apoio a colega

Protesto é contrário à posição conservadora da direção que censurou dois estudantes

Na segunda-feira, 10, estudantes do colégio Bandeirantes, zona sul de São Paulo, promoveram um “saiaço” em apoio a dois colegas que foram censurados pela direção do colégio por usarem saia. O objetivo dos estudantes é questionar o posicionamento conservador da escola.

Segundo o Estado, na quinta-feira, 6, o aluno João Braga,16, foi fantasiado de menina durante a festa junina do colégio e foi ofendido pelo professor Juvenal Schalch, que disse que ele deveria ir para a Parada Gay. Depois, encaminhado para a direção do colégio, o aluno foi orientado a utilizar “roupas mais adequadas”. Braga declarou que não é gay e sentiu-se ofendido.

Homens de saia: apoio a colega motivou protesto dos estudantes

No dia seguinte, em apoio ao colega, o estudante Pedro Brener,17, foi ao Bandeirantes vestindo uma saia longa. Ele foi desautorizado a permanecer no colégio pelo diretor-presidente, Mauro Aguiar.

A coordenação do colégio alegou que o traje ia contra os costumes e que a proibição pretendia proteger o aluno.

Protesto também ocorreu na USP

Em abril de 2013, os estudantes da USP também promoveram um protesto na qual foram para a  universidade vestindo saia. O protesto ocorreu após o estudantes do curso de têxtil e moda, Vitor Pereira, 20, foi hostilizado por usar saia no campus.

No dia 16/5, os estudantes foram aos campi da USP vestindo saia como protesto.

Com informações da Folha e Estado.

Por Redação