Estudantes italianos inspiram-se em ocupações de escolas em SP e pedem apoio aos secundaristas

Com informações da Revista Fórum

Alunos do Liceo Statale Virgilio, em Roma, na Itália, se inspiraram nas recentes ocupações em escolas estaduais de São Paulo para questionar o ensino em seu país.

Entre as reivindicações dos alunos italianos estão a remoção de câmeras de segurança do ambiente escolar, a participação dos alunos nas decisões que os afetam e a melhoria na infraestrutura da escola. Leia a matéria completa.

“Propomos uma mudança radical, propomos melhorar a nossa amada escola. Exigimos que os alunos, parte integrante do projeto escolar, voltem a ser realmente os protagonistas. Com estes pedidos, salientamos o quão importante é para nós fazer desta escola aberta e habitável, um lugar onde não só se estuda e se aprende, mas onde os estudantes convivam e se organizem”, afirma a carta aberta divulgada em 26 de novembro pelo Collettivo Autorganizzato Virgilio e escrita pelos estudantes.

O coletivo também manifestou no Facebook seu apoio às ocupações brasileiras. “De Roma para São Paulo: não tem arrego! Os alunos e as alunas dos liceus brasileiros de São Paulo ocuparam as suas escolas e conseguiram suspender a reforma de reorganização da educação pública (…). Cúmplices e solidários nas lutas, no mundo inteiro”.

Alunos da Itália fazem cartaz em apoio às ocupações paulistas