Estudo: em média, ciclistas são 4 kg mais leves que motoristas

Por: Redação Comunicar erro

O planejamento de grande parte das metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, é voltado para os carros, desestimulando o transporte ativo e o exercício físico. O resultado dessa situação é que aproximadamente 2 bilhões de pessoas estão acima do peso em todo o mundo.

Uma pesquisa, encomendada pelo jornal El País, monitorou 11 mil voluntários e chegou a um dado preliminar: as pessoas que dirigem carros são, em geral, 4 quilos mais pesadas que os ciclistas. De acordo com o site The City Fix Brasil, o estudo foi realizado em sete capitais europeias com o objetivo de relacionar a mobilidade aos hábitos de saúde dos cidadãos.

A pesquisa concluiu que motoristas são quatro quilos mais pesados que as pessoas que andam de bike
A pesquisa concluiu que motoristas são quatro quilos mais pesados que as pessoas que andam de bike

Essa é a primeira pesquisa que une o índice de massa corporal ao meio de transporte escolhido pelas pessoas. Nela, foi verificado como os indivíduos se movem na cidade, quais meios de transporte utilizam e quanto tempo gastam em seus deslocamentos diários. Os pesquisadores relacionaram essas informações ao peso, altura, entre outros fatores.

“Os dados finais serão publicados em três meses e incluirão dados mais detalhados sobre assuntos como a possibilidade de a contaminação do ar diminuir significativamente os efeitos positivos de andar de bicicleta”, afirmou David Rojas, pesquisador do Instituto de Saúde Global de Barcelona, integrante do estudo.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …