Estupros aumentam nos EUA em dias dos jogos de futebol americano

Com informações do HuffPost Brasil

De acordo com um novo estudo, publicado no National Bureau of Economic Research (Agência Nacional de Pesquisa Econômica), a cultura do futebol americano universitário está causando centenas de estupros a cada ano nos Estados Unidos. Essas competições podem estar ligadas a 770 estupros na rede universitária por ano.

Entre as principais descobertas do levantamento, estão: os casos de estupros relatados cresceram 41% em dias de jogos; os relatos de agressores universitários aumentaram em 58% no dia de competições locais; os registros de estupros em que a vítima não conhece o agressor chegaram a 61% no dia dos campeonatos.

O estudo foi feito a partir de dados coletados do FBI

O estudo usou dados criminais do FBI coletados entre 1991 e 2012 de 138 departamentos de polícia locais e em campus universitários para comparar o número de estupros relatados em dias de jogos com o número de registros em dias em que não havia jogos.

Segundo os pesquisadores, a razão por trás do aumento dos casos é o fato de os agressores serem pessoas que as vítimas não conhecem.

No total, o levantamento analisou 96 escolas de futebol americano da Primeira Divisão – 55 delas eram escolas FBS (elite da NCAA, a liga universitária) e 41 eram escolas da Subvisão do Championship (FCS).

Leia a reportagem na íntegra.