EUA banem agrotóxico que é um dos mais vendidos no Brasil

Agrotóxico é classificado pela ONU como arma de destruição em massa

Por: Redação
Agrotóxico protesto
Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil Ativistas da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, participam de ato no Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos, em frente Câmara de Vereadores (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Usado na produção agrícola brasileira desde a década de 1980, o inseticida Clorpirifós está relacionado à má formação no cérebro de bebê, causando, em alguns casos, redução de QI.

Enquanto por aqui o atual governo atua pela liberação de agrotóxicos, nos Estados Unidos, uma corte federal decidiu banir a venda do inseticida.

O produto, que desde 2000 teve o uso caseiro proibido e vetada sua comercialização nos EUA, pertence à mesma classe química do gás sarin, classificado pela ONU como arma de destruição em massa.

Em 2014, segundo dados divulgados pelo Ibama, o uso do agrotóxico alcançou seu recorde quando mais de 16 mil toneladas foram vendidas em todo o país.

Desde então, o número de vendas começou a cair até atingir pouco menos de 6.500 toneladas em 2017, último dado disponível.

Entre os dez mais usados

Ainda de acordo com o Ibama, o clorpirifós figurou por quatro anos seguidos (2013, 2014, 2015 e 2016) entre os dez agrotóxicos mais comercializados no Brasil.

Anomalias cerebrais

Estudo realizado em 2012 por pesquisadores das universidades de Columbia, Emory e Duke e pelo Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York analisaram ressonâncias magnéticas de 40 crianças de 5 a 11 anos para entender a possibilidade de alterações na estrutura cerebral.

O estudo comparou metade das crianças que tiveram alta exposição à substância antes de nascer com outras 20 que tiveram baixa exposição.

Após análise, concluiu-se anomalias cerebrais às crianças causadas pela maior exposição ao pesticida e, consequentemente, relacionadas a quedas no QI.

1
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
2
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
3
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
4
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
5
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
6
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
7
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
8
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …