Exposição de Portinari é Catraca Livre

As obras de duas notáveis séries do pintor brasileiro Cândido Portinari, selecionadas do próprio acervo do Museu de Arte de São Paulo, inauguram o ciclo 2009 de exposições do Masp e ficam à disposição do público até o dia 15 do próximo mês. A mostra “Portinari: as Séries ‘Bíblica’ e ‘Retirantes’” traz telas produzidas na década de 1940, com pinceladas que mostravam a realidade brasileira da época.

As telas que compõem a Série Bíblica, produzidas entre 1942 e 1944, revelam forte influência do Guernica de Picasso. Esta mostra reúne a série completa, composta de oito obras e serão apresentadas aos visitantes em uma sala especialmente desenhada para o evento. A intenção é fazer com que os olhos dos amantes da arte extraiam todo o potencial pinturas.

divulgação
Exposição fica em cartaz até fevereiro
Exposição fica em cartaz até fevereiro

O conjunto abrange o período em que a denúncia social marcou a pintura de Cândido Portinari, que reflete a precariedade da situação social brasileira a reboque das calamidades da guerra, que sensibilizaram tantos pintores europeus. Na passagem da série Bíblica para a Série Retirantes, é possível perceber o momento em que Portinari se liberta da influência de Picasso.

Complementar à mostra, o Masp apresenta ainda um apanhado de publicações de 1940 a 1970, contando um recorte da história de Cândido Portinari por meio de desenhos feitos por ele, catálogos de suas exposições, fotografias e cartazes.

Por Redação