Falhas da Eletropaulo causam metade das panes em semáforos de SP
É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da empresa obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
De acordo com as informações disponibilizadas pela CET, desde o início da reforma de cerca de 5.000 semáforos na cidade, em 2013, o número total de panes tem caído. Já a quantidade de falhas relacionadas a interrupções do serviço de energia fornecido pela concessionária AES Eletropaulonão para de crescer.
Segundo os dados oficiais, entre janeiro e abril de 2013, a CET registrou 6.582 falhas em semáforos em São Paulo (pouco mais que o triplo do número contabilizado neste ano). No mesmo período, o órgão contabilizou 82 panes provocadas por falta de energia, o que equivale a 1% do total naquele quadrimestre.
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Foi em fevereiro de 2013 que o prefeito Fernando Haddad (PT), que tinha acabado de assumir a prefeitura, deu sinal verde para a CET abrir uma licitação para que se fizesse uma ampla reforma nos semáforos da capital paulista. A decisão se deu após um temporal deixar mais de 400 semáforos fora de operação simultaneamente em toda a cidade.
A cidade de São Paulo possui 6.239 cruzamentos equipados com semáforos. A reforma iniciada em 2013, que termina no fim deste ano, deverá revitalizar cerca de 5.000 desses cruzamentos, ao custo de cerca de R$ 235 milhões.
Entre os períodos de janeiro e abril de 2014 e de 2015, a CET verificou pela primeira vez um salto significativo no número de panes relacionadas à falta de energia. O crescimento foi de 51 para 293, o equivale a uma alta de 474% em um ano. No período, o número total de falhas caiu 43% (de 5.821 para 3.301).
No mesmo comparativo, o porcentual de panes provocadas por falta de energia em relação ao total de falhas saltou de 1% para 9%.
Passado um ano, a comparação entre os primeiros quadrimestres de 2015 e deste ano aponta uma queda de 34% na quantidade geral de panes. Já as falhas provocadas por queda de energia atingiram o porcentual de 46% do total.
Na avaliação da CET, essa explosão dos registros de panes relacionadas à falta de energia não representa o crescimento real do número de ocorrências, mas sim a melhoria do monitoramento dessas falhas por parte do órgão.
No fim de 2013, a CET inaugurou uma central de monitoramento semafórica para verificar em tempo real as falhas nos cruzamentos. À medida que a reforma dos equipamentos avançou, o número de semáforos conectados a essa central cresceu, progressivamente.
Como o consórcio responsável pela reforma dos semáforos tem, por contrato, a obrigação de retomar o funcionamento de um equipamento fora de operação em até duas horas, hoje, é possível saber, após esse período, o que, de fato, provocou determinada pane. Isso também influenciou o aumento dos registros de falta de energia nos cruzamentos, segundo a CET. Até 2013, isso não ocorria. (Veja, abaixo, o detalhamento dessas informações.)