Fernando Henrique avalia Michel Temer e quer diálogo com o PT

O tucano disse que o presidente não vai conseguir se manter no Planalto até o fim do mandato

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse a dois interlocutores que Michel Temer não deverá conseguir permanecer no Palácio do Planalto até o fim do mandato e defendeu que tem de ser realizada uma “sucessão controlada”. As informações são de Pedro Dias Leite e Paulo Celso Pereira, do jornal “O Globo“.

Para o tucano, precisa ocorrer um grande acordo entre todas as forças políticas para chegar a 2018. No sábado, dia 20, Cardoso ligou para o ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, para iniciar essa articulação.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Créditos: Wilson Dias/Agência Brasil
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Segundo a reportagem, FHC procurou Jobim para fazer a ponte com o PT, pois a tese do ex-presidente é que agora é o momento de união, mesmo que em 2018 todos poderão se enfrentar na eleição.

No entanto, o tucano afirmou a pessoas próximas que o PSDB não pode “trair” Temer. De acordo com integrantes do Planalto, o ex-presidente ligou para o peemedebista no sábado e o aconselhou a “resistir” e a “ficar firme” em meio à crise política.

Na última quinta-feira, dia 18, Cardoso publicou um texto em suas redes sociais afirmando que, caso as alegações da defesa dos implicados na delação da JBS não fossem convincentes, eles “terão o dever moral de facilitar a solução, ainda que com gestos de renúncia”.

Leia o conteúdo na íntegra aqui.

  • Leia mais: