Ferramenta conecta pessoas do mesmo quarteirão e possibilita troca de dados e informações

O OpenBlock é uma plataforma que permite aos usuários navegar e pesquisar notícias hiperlocais para ver o que está acontecendo no seu quarteirão

“Hiperlocal” é uma palavra que ganha peso dentro do jornalismo. Desde que o Twitter acelerou o ciclo de notícias online, as pessoas têm a possibilidade de filtrar suas informações de acordo com a proximidade espacial. O acesso às redes sociais permitiu também que mais pessoas pudessem contribuir com a alimentação dessas informações.

Nesse contexto que nasceu, em 2009, o OpenBlock, uma plataforma que propõe a troca de notícias e informações entre os moradores de um mesmo local – ou, como o próprio nome revela, de um mesmo quarteirão.

Seu objetivo é não só criar um espaço para compartilhamento de conteúdo, mas ceder à população ferramentas para o envolvimento local, a troca de dados e a organização comunitária.

Uma versão demonstrativa foi feita com alguns distritos de Boston. Nela, é possível conferir mapas montados para cada área, em que constam crimes cometidos, atualizações sobre hipotecas ou empreendimentos públicos, resenhas de restaurantes, fotos de buracos e qualquer outra coisa.

Dados livres, softwares livres

O OpenBock é um software livre, o que significa que ele pode ser baixado e instalado de forma gratuita. Assim, qualquer cidadão pode acrescentar e atualizar as informações contidas nos mapas, listas ou feeds.

A plataforma fornece um banco de dados de notícias hiperlocais, cada uma com local, data e qualquer outra informação específica que o autor imaginar. Como em um site independente, os usuários podem navegar pela localização, por data, ou pelo tipo de notícia. Também pode funcionar como um serviço que pode integrar-se com outros sites de várias formas, via feeds RSS personalizados que podem ser inseridos nas páginas.

Por Redação