Festa de Caruaru na Biblioteca Belmonte em Santo Amaro

Entre os muitos eventos realizados pela Biblioteca Belmonte, localizada na região de Santo Amaro, vai rolar no dia 27 de novembro a segunda edição da Festa de Caruaru. A primeira versão aconteceu para comemorar o fechamento do projeto Vitalino, O Mestre Artesão de Caruaru. O sucesso da Feira – que teve a presença de mais de 750 pessoas – motivou a Biblioteca, voltada para a cultura popular, a realizar e colocar no calendário do espaço este evento.

Registrada como a primeira biblioteca temática em cultura popular do Brasil, o acervo deles  possui 2 530 livros, além de objetos, utensílios, brinquedos, artesanato em cestaria, tapeçaria, couro, tecido, madeira e figurinos típicos. “Este material e os diferentes suportes informacionais servem como fonte de pesquisa para especialistas da área, estudantes de todos os níveis de ensino e público em geral”, conta Andréa  de Sousa.

Andréa também explica que a Biblioteca se tornou especialistas em temática popular por ser localizada em uma região com uma forte concentração de migrantes de várias origens. “A diretora Kiyomi Oba, que estava no comando em 2003, queria dar um novo significado ao espaço e criou o Núcleo de Cultura Popular com ênfase em literatura de cordel. Com a repercussão do núcleo, os interesses por assuntos regionais proliferaram na biblioteca. Na programação, a partir de então, constam apresentações, palestras e debates.”

No cardápio de cultura popular da Biblioteca ainda rolam um arraial literário (festa junina que privilegia as ações de leitura, manifestações do prazer de ler) e o Espaço Gourmet-delícias da literatura oral- onde se oferece uma degustação literária, em meio a uma refeição completa (entrada, salada, prato principal e sobremesa) em um restaurante ambientado na sala temática, onde o serviço é feito por “chefs” mestres da cultura popular, escritores e contadores de história, vestidos a caráter.

A Feira de Caruaru só fortalece o papel que a Biblioteca tem de reaviver o que acontece de melhor no país. Neste ano, a festa conta com a presença do mestre Valdeck de Garahuns, escritor, premiado e requisitado internacionalmente pelas suas xilogravuras, cordéis e teatro de mamulengo. Vai rolar também a apresentação da Caravana do Cordel,  de Maracatu do documentário da festa do cavalo Nóia e uma feira de troca de livros e gibis.

“A famosa feira é um desfile de cores, sons, cheiros,formas, ritmos, vozes , sabores e disputas, regados a entusiamo, deslumbramento, talento, curiosidade, exotismo e é a alma da cultura popular. Uma representação da Feira de Caruaru em São Paulo significa acolher a diversidade das manifestações artísticas e tambem proporcionar espaço para  artesãos, artistas, culinaristas e literatas exporem suas artes,” finaliza Andréa.