Festival vai plantar um milhão de árvores na Amazônia

O plantio das árvores na região será feito nos próximos três anos

Por: Redação

Para chamar a atenção sobre o aquecimento global e promover o reflorestamento das áreas mais degradadas de Manaus, na Amazônia, o Rock in Rio lançou um projeto que propõe o plantio de um milhão de árvores na região durante os próximos três anos, até 2019.

Intitulado “Amazônia Live”, o evento foi anunciado no dia 4 de abril e vai ser realizado na capital amazonense no final de agosto. Além disso, um palco flutuante será montado no Rio Negro, próximo a um hotel de selva, e outra estrutura será colocada na praia da Ponta Negra.

Para o plantio das árvores, será utilizado um mix de sementes chamado de muvuca, técnica que utiliza semeadura direta e foi escolhida e aprimorada pelo Instituto Socioambiental (ISA) para reproduzir o processo natural da floresta. A experiência de plantadores do Xingu-Araguaia prova que plantar as sementes diretamente no chão é o melhor método para a maioria dos tipos de árvores.

Crédito: (c)NEIL PALMER PHOTOGRAPHYA iniciativa propõe o reflorestamento da região amazônica

Durante os três primeiros anos após o plantio, serão publicadas notícias e relatórios técnicos sobre a situação das árvores e da floresta recuperada, garantindo transparência e monitoramento para quem acreditou na ideia.

A criação do evento surgiu da própria prefeitura de Manaus e foi apresentada aos organizadores do festival, que investiram toda a quantia gasta na ação (de cerca de R$ 28 milhões).

Uma campanha publicitária também será lançada com mensagem de alerta sobre a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta. Haverá ainda mobilização nas redes sociais, convidando cada pessoa a plantar uma árvore na Amazônia.

Compartilhe:

1
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
2
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
3
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
4
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
5
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
6
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
7
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
8
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …