Festival vai plantar um milhão de árvores na Amazônia

O plantio das árvores na região será feito nos próximos três anos

Por: Redação Comunicar erro

Para chamar a atenção sobre o aquecimento global e promover o reflorestamento das áreas mais degradadas de Manaus, na Amazônia, o Rock in Rio lançou um projeto que propõe o plantio de um milhão de árvores na região durante os próximos três anos, até 2019.

Intitulado “Amazônia Live”, o evento foi anunciado no dia 4 de abril e vai ser realizado na capital amazonense no final de agosto. Além disso, um palco flutuante será montado no Rio Negro, próximo a um hotel de selva, e outra estrutura será colocada na praia da Ponta Negra.

Para o plantio das árvores, será utilizado um mix de sementes chamado de muvuca, técnica que utiliza semeadura direta e foi escolhida e aprimorada pelo Instituto Socioambiental (ISA) para reproduzir o processo natural da floresta. A experiência de plantadores do Xingu-Araguaia prova que plantar as sementes diretamente no chão é o melhor método para a maioria dos tipos de árvores.

Crédito: (c)NEIL PALMER PHOTOGRAPHYA iniciativa propõe o reflorestamento da região amazônica

Durante os três primeiros anos após o plantio, serão publicadas notícias e relatórios técnicos sobre a situação das árvores e da floresta recuperada, garantindo transparência e monitoramento para quem acreditou na ideia.

A criação do evento surgiu da própria prefeitura de Manaus e foi apresentada aos organizadores do festival, que investiram toda a quantia gasta na ação (de cerca de R$ 28 milhões).

Uma campanha publicitária também será lançada com mensagem de alerta sobre a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta. Haverá ainda mobilização nas redes sociais, convidando cada pessoa a plantar uma árvore na Amazônia.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …