Fifa abre processo contra México por gritos homofóbicos na Copa

Ofensas ocorreram no último domingo, 17, quando o México estreou com vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha

Em meio à discussão sobre a política homofóbica do país sede da Copa do Mundo, a Fifa anunciou recentemente a abertura de um procedimento disciplinar contra o México pelos insultos proferidos pela torcida na partida contra a Alemanha, no último domingo, 17.

A cada tiro de meta cobrado pelo goleiro alemão Manuel Neuer, os mexicanos entoavam os gritos de “puto” (bicha em espanhol).

sta, inclusive, não é a primeira vez que a Federação Mexicana recebe punições pela prática nos estádios. Desde 2014, os cânticos homofóbicos renderam sete multas avaliadas em mais de 2 milhões de euros.

Campanha lançada pela federação mexicana para acabar com insultos homofóbicos nos estádios
Campanha lançada pela federação mexicana para acabar com insultos homofóbicos nos estádios

Por isso, antes do início da Copa, a organização divulgou comunicados para os torcedores que viajaram à Rússia, pedindo que não gritassem “puto” durante os jogos. Com a nova infração, a federação mexicana deve ser novamente punida pela Fifa.

CBF também foi punida 

A seleção mexicana não foi a única a ser punida pela Fifa por atitudes homofóbicas nos estádios, o Brasil também foi multado durante as eliminatórias para a Copa do Mundo pela mesma razão – nos últimos anos, o grito de “bicha” ganhou adaptação nas arquibancadas brasileiras, apesar das inúmeras campanhas que pedem o fim da ofensa.

Leia também: