Filho de Bolsonaro posta vídeo enganoso sobre Haddad e TSE exclui

Carlos Bolsonaro e o PSL do Rio compartilharam notícia descontextualizada sobre o candidato petista

jair bolsonaro e fernando haddad
Crédito: Reprodução/FotomontagemFilho de Jair Bolsonaro compartilhou notícia enganosa sobre Fernando Haddad

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou que o Facebook e o Twitter tirem do ar um vídeo enganoso sobre o presidenciável Fernando Haddad postado pelo filho de Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro.

A decisão foi proferida pelo ministro Carlos Horbach, que apontou que o vídeo foi usado de maneira “descontextualizada, de modo a transmitir ao eleitor informação equivocada, induzindo-o a percepções potencialmente lesivas aos representes”.

Além de Carlos, a página do PSL-RJ também compartilhou o vídeo descontextualizado, que traz uma fala de Haddad dizendo que será possível “subir a rampa com o ex-presidente Lula no dia 1º de janeiro”, dando a entender que o petista havia dito isso após o resultado do primeiro turno das eleições.

De acordo com a jornalista Daniela Lima, do jornal “Folha de S. Paulo”, ao acolher pedido de retirada do vídeo do ar impetrado pela defesa do candidato petista, o ministro do TSE alegou, ainda, que “a capacidade de desinformação do material é reforçada pelo fato de [a peça] ter sido divulgada pela página do próprio Partido Social Liberal do Estado do Rio de Janeiro no Facebook e pelo perfil de Carlos Bolsonaro no Twitter, bem como pelo fato de existir vídeo do candidato Jair Messias Bolsonaro corroborando a versão incorreta”.

Além de determinar a remoção do conteúdo, o TSE pediu para as redes enviarem à Justiça os IPs dos responsáveis pelo compartilhamento da informação.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:06
Como ajudar outras mulheres no Carnaval
O Carnaval chegou e para evitar que algumas coisas chatas e sérias estraguem a sua folia, separamos algumas dicas para …
2
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
3
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
4
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
5
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
6
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
7
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
8
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …