Fotógrafa retrata parto humanizado de homem trans em fotos emocionantes ❤

"Eu espero, dentre outras coisas, que esse álbum de fotos inspire outros pais gestantes. Eu sei o quanto imagens como essa foram importantes para mim"

Por: Redação

Muito provavelmente, você não está acostumado a ver um homem dar à luz. Mas isso não significa que não seja possível, e muito menos que perca a emoção e a beleza de um momento tão importante na vida de um ser humano. No caso de Yuval Topper-Erez, morador do Reino Unido, o parto foi uma realidade. Por três vezes. Ele é um homem trans, casado com outro homem, Matan Tooper-Erez, e deu à luz seu terceiro filho em um parto humanizado. O momento foi retratado pela fotógrafa Tara Leach em imagens emocionantes.

parto homem trans
Crédito: Tara Leach PhotographyHomem trans dá à luz em parto humanizado

Yuval compartilhou as imagens em um álbum de 140 fotos pelo Facebook, e descreveu sua terceira gravidez como algo difícil “física e psicologicamente”. Para seu terceiro parto, o britânico decidiu fazer um álbum de fotos com o objetivo não só de guardar uma memória especial para si e para o filho, mas também para dar voz à comunidade trans.

LEIA TAMBÉM: ‘Dar à luz não afetou minha masculinidade’, diz homem trans

parto homem trans
Crédito: Tara Leach PhotographyHomem trans dá à luz em parto humanizado

“Naquele momento, pensei que seria apenas um livro de memórias adorável para mim e talvez para meu filho, mas, quando vi as fotos, subitamente tive a sensação de que elas precisavam ser públicas, pois representam tão bem duas causas muito próximas ao meu coração: a normalização do parto domiciliar e a normalização de pessoas trans e não binárias que dão à luz”, escreveu Yuval.

parto homem trans
Crédito: Tara Leach PhotographyHomem trans dá à luz em parto humanizado

Primeiro ele compartilhou o álbum com amigos, mas só agora, dia 16 de maio, mais de um ano após o nascimento de seu filho, ele decidiu dividir as fotos com o mundo. “Eu espero, dentre outras coisas, que esse álbum de fotos inspire outros pais gestantes. Eu sei o quanto imagens como essa foram importantes para mim antes da minha primeira gravidez, e o quanto ainda é importante ver imagens de pessoas trans e não-binárias dando à luz hoje em dia”, disse.

Crédito: Tara Leach PhotographyHomem trans dá à luz em parto humanizado

Yuval conta que o parto foi realizado no dia 8 de maio de 2019, às 5h55 da manhã, após o que ele considerou como “um rápido e intenso” trabalho de parto. “Tig nasceu de 39 semanas de gestação, pesando 3,720 quilos. Eu dei à luz com a ajuda de duas incríveis parteiras independentes e meu parceiro na vida e no amor. Nossos outros dois filhos foram convidados a assistir, mas escolheram não acordar antes do nascimento do novo bebê”, contou o papai.

Crédito: Tara Leach PhotographyHomem trans dá à luz em parto humanizado

Até o momento desta publicação, o post de Yuval já contava mais de 118 mil reações e 211 mil compartilhamentos. A Catraca Livre entrou em contato com a fotógrafa Tara Leach, autora das fotos, que autorizou a divulgação das imagens. Veja o álbum na íntegra na página de Yuval:

It was my fourth pregnancy, and I was awaiting my third child. It was a tough pregnancy, physically and…

Posted by Yuval Topper-Erez on Saturday, May 16, 2020

TRANSFOBIA, AQUI NÃO!

A Catraca Livre é um espaço para respeito e pluralidade. Jamais servirá de local para a transfobia e quaisquer outros tipos de preconceito. Portanto, se você não consegue respeitar o nascimento de uma criança e o parto de um homem trans, sugerimos a leitura a seguir: