Fotógrafo acompanha rotina do metrô no Rio

Por: Redação | Comunicar erro

A ideia inicial era acompanhar através do registro de imagens a vida de um deficiente físico como usuário do metrô no Rio de Janeiro.  Daniel Carvalho, 26, queria fotografar a rotina dessas pessoas, destacando suas superações e dificuldades. Porém, o fotógrafo percebeu que isso não seria possível, pois os cadeirantes não conseguiam utilizar o transporte público nos horários de pico e, então, o projeto “Caos Subterrâneo” ganhou novos personagens.

“Eu cheguei a encontrar um cadeirante, um professor, que tinha que sair com duas horas de antecedência para o trabalho para conseguir entrar no Metrô com tranquilidade, pois no horário de pico, não conseguia. Mas como o meu trabalho era no horário de maior movimento, acabei alterando o foco para a superlotação”, conta Daniel. Seu projeto era o trabalho de conclusão do curso de Fotógrafos Populares, do programa “Imagens do Povo” na Maré.

As fotografias foram feitas durante cinco meses, no segundo semestre de 2012, nas linhas 1 e 2 e, vão desde pessoas dormindo no  trem até as a imagens de plataformas superlotadas. “Escolhi fotografar o metrô por ser usuário. Moro na Tijuca, na linha 1, mas me desloco para a linha 2. E registrei alguns dos problemas”, disse o fotografo que chegou a ser levado para a sala de segurança por fotografar sem autorização.  Para ver o trabalho acesse o Flickr do projeto “Caos Subterrâneo”. Veja algumas imagens abaixo:

 

Compartilhe:

1 / 8
1
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
2
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
3
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
4
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
5
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
6
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
7
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
8
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …