Fotógrafo acompanha rotina do metrô no Rio

Por: Redação Comunicar erro

A ideia inicial era acompanhar através do registro de imagens a vida de um deficiente físico como usuário do metrô no Rio de Janeiro.  Daniel Carvalho, 26, queria fotografar a rotina dessas pessoas, destacando suas superações e dificuldades. Porém, o fotógrafo percebeu que isso não seria possível, pois os cadeirantes não conseguiam utilizar o transporte público nos horários de pico e, então, o projeto “Caos Subterrâneo” ganhou novos personagens.

“Eu cheguei a encontrar um cadeirante, um professor, que tinha que sair com duas horas de antecedência para o trabalho para conseguir entrar no Metrô com tranquilidade, pois no horário de pico, não conseguia. Mas como o meu trabalho era no horário de maior movimento, acabei alterando o foco para a superlotação”, conta Daniel. Seu projeto era o trabalho de conclusão do curso de Fotógrafos Populares, do programa “Imagens do Povo” na Maré.

As fotografias foram feitas durante cinco meses, no segundo semestre de 2012, nas linhas 1 e 2 e, vão desde pessoas dormindo no  trem até as a imagens de plataformas superlotadas. “Escolhi fotografar o metrô por ser usuário. Moro na Tijuca, na linha 1, mas me desloco para a linha 2. E registrei alguns dos problemas”, disse o fotografo que chegou a ser levado para a sala de segurança por fotografar sem autorização.  Para ver o trabalho acesse o Flickr do projeto “Caos Subterrâneo”. Veja algumas imagens abaixo:

Compartilhe:

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …