Fotógrafo acompanha rotina do metrô no Rio

Por: Redação | Comunicar erro

A ideia inicial era acompanhar através do registro de imagens a vida de um deficiente físico como usuário do metrô no Rio de Janeiro.  Daniel Carvalho, 26, queria fotografar a rotina dessas pessoas, destacando suas superações e dificuldades. Porém, o fotógrafo percebeu que isso não seria possível, pois os cadeirantes não conseguiam utilizar o transporte público nos horários de pico e, então, o projeto “Caos Subterrâneo” ganhou novos personagens.

“Eu cheguei a encontrar um cadeirante, um professor, que tinha que sair com duas horas de antecedência para o trabalho para conseguir entrar no Metrô com tranquilidade, pois no horário de pico, não conseguia. Mas como o meu trabalho era no horário de maior movimento, acabei alterando o foco para a superlotação”, conta Daniel. Seu projeto era o trabalho de conclusão do curso de Fotógrafos Populares, do programa “Imagens do Povo” na Maré.

As fotografias foram feitas durante cinco meses, no segundo semestre de 2012, nas linhas 1 e 2 e, vão desde pessoas dormindo no  trem até as a imagens de plataformas superlotadas. “Escolhi fotografar o metrô por ser usuário. Moro na Tijuca, na linha 1, mas me desloco para a linha 2. E registrei alguns dos problemas”, disse o fotografo que chegou a ser levado para a sala de segurança por fotografar sem autorização.  Para ver o trabalho acesse o Flickr do projeto “Caos Subterrâneo”. Veja algumas imagens abaixo:

 

Compartilhe:

Tags: #Metrô Rio
1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …