Fotos de bebês dormindo em caixas em hospital viralizam

Um funcionário de um hospital da Venezuela tirou fotos de bebês dormindo em caixas de papelão em um centro médico no estado de Anzoátegui. As imagens foram compartilhadas pela Mesa da Unidade Democrática (MUD), grupo opositor ao presidente Nicolas Maduro.

 
 

Estas, então, acabaram viralizando nas redes sociais, comovendo os internautas. “Crianças recém-nascidas em caixas de papelão no Hospital Domingo Guzmán. Isso é o que merecemos em Anzoátegui?”.

 
 

A oposição afirmou que as fotos foram divulgadas como maneira de demonstrar revolta diante da falta de infraestrutura no hospital. Carlos Rotondaro, diretor do Seguro Social venezuelano, afirmou que abrirá uma investigação em relação às denúncias.

Desde o primeiro semestre deste ano, o sistema médico da Venezuela vem sofrendo inúmeras consequências da grave crise econômica no país. Em maio, quatro recém-nascidos morreram depois de um blecaute em um hospital.

De acordo com um relatório governamental venezuelano, o índice de mortalidade de bebês de até 30 dias de idade passou de 0,02% em 2012 para mais de 2% em 2015. No mesmo período, o índice de mortalidade de mães que acabaram de dar à luz se multiplicou por quase cinco.

O presidente da Federação Médica da Venezuela, Douglas Léon, afirmou que as instituições médicas estão funcionando com mais ou menos 5% dos equipamentos necessários. Como consequência, médicos têm deixado o país nos últimos anos.