Fundador do WikiLeaks é preso em embaixada em Londres

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

O jornalista australiano Julian Assange, fundador do Wikileaks, foi preso nesta quinta-feira (11) na embaixada do Equador, em Londres, onde estava asilado no local desde 2012.

Assange foi responsável pelo vazamento de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos em 2010. Em 2012, ele se refugiou na embaixada do Equador em Londres.

Julian Assange

A polícia metropolitana disse que foi chamada pelo embaixador do Equador, após o pais retirar o asilo que protegia Julian Assange.

A presidência do Equador confirmou a remoção do asilo, citando violações de convenções internacionais. O presidente Lenin Moreno anunciou o que chamou de “decisão soberana”, em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

O ex-presidente equatoriano Rafael Correa, que concedeu o asilo, disse que “Lenín Moreno,  nefasto presidente do Equador, demonstrou sua miséria humana ao mundo, entregando Julian Assange –não apenas asilado, mas também cidadão equatoriano– à polícia britânica”, escreveu em seu perfil no Twitter.

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …