Galeria Olido promove encontros em comemoração ao “Dia do Circo”

O Centro de Memória do Circo recebe palestras, cursos e debates durante o mês de março

O “Dia do Circo”, 27, não poderia passar em branco e para celebrar tal data a Galeria Olido apresenta atividades e debates sobre a arte circense, a partir de 21 de março. Para participar é preciso se inscrever pelo telefone: (11) 3397-0199 ou no e-mail memoriadocirco@prefeitura.sp.gov.br. Com entrada Catraca Livre, o Centro de Memória do Circo se torna ponto de encontro para aqueles que se interessam pelo mundo dos picadeiros.

Confira a programação:

21/3

Palestra – “Arquitetura nômade do circo”

Horário: 19h.

Com João Baptista Novelli Jr. (arquiteto, professor de desenho e coautor da pesquisa/livro “Circo Paulistano – Arquitetura Nômade”, realizada entre 1976 e 77 e publicada em 1980).

O convidado abordará fundamentos e padrões essenciais do design tradicional dessa arquitetura nômade e sua eficiência.

23 a 25/3

Curso – “Nós e amarrações do circo”

Horário: 15h às 17h.

Coord.: Mestre Maranhão (nascido em Pernambuco, é um dos mais importantes artesãos de circo, além de tabuleteiro, construtor de lonas e de aparelhos circenses).

No curso, Maranhão abordará, de maneira prática, os principais nós e amarrações circenses (empate, ponto mosca, palomba, relinga e outros).

28/3

Debate – “O circo e a cenografia”

Horário: 19h.

Com José Carlos “JC” Serroni (arquiteto, artista plástico e considerado um dos principais cenógrafos do País), Luiz Carlos Rossi (diretor de arte e cenógrafo que participou de grupos teatrais como Boi Voador e Amores de Lorca) e Hugo Possolo (palhaço, ator, autor, diretor brasileiro e um dos fundadores do grupo Parlapatões, Patifes e Trapalhões).

O bate-papo reúne alguns dos principais cenógrafos da atualidade para debater a influência do circo em suas obras e a importância das artes e saberes do circo na criação e desenvolvimento da cenografia brasileira.

Por Redação