Últimas notícias:

Loading...

Garota de 14 anos, portadora de doença grave, lança seu primeiro livro

Fabíola Gonçalves Torres se inspira na literatura para superar, com o apoio de amigos e familiares, as dificuldades – e tem se saído muito bem

Por: Redação

Seis quilômetros separam a casa de Fabíola Gonçalves Torres na zona rural de Terra Nova, sertão pernambucano, até Salgueiro, onde fica sua escola. Como muitas crianças, a garota de 14 anos pega o transporte escolar de segunda a sexta para assistir às aulas do 7º ano do Ensino Fundamental. Mas o cotidiano de Fabíola não é tão normal assim: ela acaba de lançar seu primeiro livro. E isso não foi nada fácil.

vandinho dias / jc
A doença de Fabíola lhe rendeu algumas limitações físicas, mas sua mente é das mais criativas.

Portadora de uma doença genética rara conhecida como MPS, que afeta todo o organismo, principalmente coração, fígado e baço, Fabíola começou a perder a visão aos 5 anos de idade. Mas isso não impediu que ela se tornasse uma aluna acima da média.

Com a coordenação motora afetada, mas a capacidade cognitiva apurada, Fabíola começou a narrar para sua irmã um conto chamado “Difíceis momentos da vida”, em que narra uma história de preconceito racial sofrida por uma garota chamada Laila.

Foi feita uma arrecadação na comunidade de Terra Nova para publicar o livro, que foi lançado com festa na Escola de Fabíola. Agora, animada com a repercussão, a jovem autora já pensa no segundo volume – com um enredo que se passa no sertão.

Fã de Monteiro Lobato, Fabíola promete continuar estudando para realizar outro sonho, cursar Jornalismo. Por enquanto, ela segue tirando as melhores notas – em uma sala regular.

Via Jornal do Commercio.

Compartilhe:

Tags: #Doença