Gatos e cachorros podem ser amigos, sim!
Quem disse que cães e gatos não podem ser grandes companheiros? Segundo o veterinário Marcus Sgarbi Villela, da DrogaVET, com alguns truques simples é possível fazer os animais conviverem numa boa. ” O importante é fazer a adaptação aos poucos e não deixar os dois juntos logo de cara. Costumo indicar que sejam feitas algumas sessões de interação antes de deixar os animais no mesmo ambiente”, afirma.
As estratégias são um pouco diferentes dependendo de quem chegou primeiro na casa. Confira as dicas e fotos que mostram o amor entre as espécies.
Já tenho um cachorro e adotei um gato
- Os sintomas da doença de fácil transmissão que pode levar o cachorro à morte
- Estes sinais de alerta indicam que seu cachorro sofre de ansiedade
- Como proteger cachorro e gato de carrapato que transmite febre maculosa?
- Quanto custa viajar de motorhome pelo Brasil? E com cachorro!
Traga o gato em uma caixa de transporte, coloque um petisco dentro e espere até que ele fique confortável. Então traga o cão, sempre na coleira, e brinque com ele para que o foco de atenção não seja o gato. Quando o cachorro estiver mais relaxado, mantenha ele na coleira e abra a caixinha do gato. Espere até que o felino tome a iniciativa de sair e avalie a reação do cão. Se ele ficar muito agitado, coloque o gato na caixinha de novo e repita todo o procedimento.
Quando perceber que o cachorro está tranquilo, estimule o gato a dar uma corridinha com a ajuda de algum brinquedo para ter certeza de que o cachorro não vai correr atrás dele. Se isso acontecer, segure-o na coleira, seja firme e mostre que esse comportamento é errado. Faça isso até que o cão e o gato estejam à vontade na situação.
Tenho um gato e adotei um cachorro
Segundo Marcus essa adaptação é um pouco mais simples. Deixe o gato solto e mantenha o cachorro sempre na coleira, principalmente se ele já for adulto. “Filhotes não têm o instinto de caçar o gato, eles querem brincar mesmo”, explica. Distraia o cão e quando o gato se aproximar, dê um petisco e faça um afago para ele entender que é isso que você espera. Repita isso algumas vezes até conseguir deixar os dois no mesmo ambiente.
Duvida que dê certo? Confira essa galeria de imagens.
Via The Dodo