Gatos e cachorros podem ser amigos, sim!

23/03/2015 17:00 / Atualizado em 04/05/2020 17:02

Quem disse que cães e gatos não podem ser grandes companheiros? Segundo o veterinário Marcus Sgarbi Villela, da DrogaVET, com alguns truques simples é possível fazer os animais conviverem numa boa. ” O importante é fazer a adaptação aos poucos e não deixar os dois juntos logo de cara. Costumo indicar que sejam feitas algumas sessões de interação antes de deixar os animais no mesmo ambiente”, afirma.

Com uma boa adaptação e bastante paciência é possível fazer cães e gatos serem bons amigos
Com uma boa adaptação e bastante paciência é possível fazer cães e gatos serem bons amigos

As estratégias são um pouco diferentes dependendo de quem chegou primeiro na casa. Confira as dicas e fotos que mostram o amor entre as espécies.

Já tenho um cachorro e adotei um gato

Traga o gato em uma caixa de transporte, coloque um petisco dentro e espere até que ele fique confortável. Então traga o cão, sempre na coleira, e brinque com ele para que o foco de atenção não seja o gato. Quando o cachorro estiver mais relaxado, mantenha ele na coleira e abra a caixinha do gato. Espere até que o felino tome a iniciativa de sair e avalie a reação do cão. Se ele ficar muito agitado, coloque o gato na caixinha de novo e repita todo o procedimento.

Quando perceber que o cachorro está tranquilo, estimule o gato a dar uma corridinha com a ajuda de algum brinquedo para ter certeza de que o cachorro não vai correr atrás dele. Se isso acontecer, segure-o na coleira, seja firme e mostre que esse comportamento é errado.  Faça isso até que o cão e o gato estejam à vontade na situação.

Tenho um gato e adotei um cachorro

Segundo Marcus essa adaptação é um pouco mais simples. Deixe o gato solto e mantenha o cachorro sempre na coleira, principalmente se ele já for adulto. “Filhotes não têm o instinto de caçar o gato, eles querem brincar mesmo”, explica. Distraia o cão e quando o gato se aproximar, dê um petisco e faça um afago para ele entender que é isso que você espera. Repita isso algumas vezes  até conseguir deixar os dois no mesmo ambiente.

Duvida que dê certo? Confira essa galeria de imagens.

Via The Dodo