Gil, Marta, Juca e Marcelo Calero vão depor na CPI da Lei Rouanet

Por: Redação Comunicar erro

A CPI da Lei Rouanet (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi criada pelos deputados Alberto Fraga e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) em abril para apurar irregularidades na concessão de benefícios da lei.

Gilberto Gil, Marta Suplicy, Juca Ferreira e o atual ministro, Marcelo Calero
Gilberto Gil, Marta Suplicy, Juca Ferreira e o atual ministro, Marcelo Calero

Segundo eles, artistas ligados ao Partido dos Trabalhados eram os maiores beneficiados com as verbas destinadas para a concretização dos seus projetos culturais.

Nesta semana, a CPI aprovou os convites para que Gilberto Gil, Marta Suplicy, Juca Ferreira e o atual titular da pasta, Marcelo Calero, sejam convidados a depor. A intenção é interrogar os 3 últimos ministros da Cultura (e o atual) para averiguar se houve ou não irregularidades com o repasse da verba.

O pai do ator e humorista Fabio Porchat também será investigado após ter sido citado pela Operação Boca Livre, que investigou fraudes na Rouanet em julho. Ele nega toda e qualquer irregularidade.

Em nota oficial, o Ministério da Cultura disse que “Artistas, produtores e realizadores que se utilizam corretamente do mecanismo não podem ser punidos por eventuais ilicitudes cometidas por bandidos, que devem ser julgados e punidos, dentro do que está previsto pela lei”.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …