Gil, Marta, Juca e Marcelo Calero vão depor na CPI da Lei Rouanet

Por: Redação | Comunicar erro

A CPI da Lei Rouanet (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi criada pelos deputados Alberto Fraga e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) em abril para apurar irregularidades na concessão de benefícios da lei.

Gilberto Gil, Marta Suplicy, Juca Ferreira e o atual ministro, Marcelo Calero
Gilberto Gil, Marta Suplicy, Juca Ferreira e o atual ministro, Marcelo Calero

Segundo eles, artistas ligados ao Partido dos Trabalhados eram os maiores beneficiados com as verbas destinadas para a concretização dos seus projetos culturais.

Nesta semana, a CPI aprovou os convites para que Gilberto Gil, Marta Suplicy, Juca Ferreira e o atual titular da pasta, Marcelo Calero, sejam convidados a depor. A intenção é interrogar os 3 últimos ministros da Cultura (e o atual) para averiguar se houve ou não irregularidades com o repasse da verba.

O pai do ator e humorista Fabio Porchat também será investigado após ter sido citado pela Operação Boca Livre, que investigou fraudes na Rouanet em julho. Ele nega toda e qualquer irregularidade.

Em nota oficial, o Ministério da Cultura disse que “Artistas, produtores e realizadores que se utilizam corretamente do mecanismo não podem ser punidos por eventuais ilicitudes cometidas por bandidos, que devem ser julgados e punidos, dentro do que está previsto pela lei”.

1 / 8
1
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
2
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
3
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
4
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
5
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
6
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
7
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
8
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …