Governador da Bahia não vai à inauguração de aeroporto com Bolsonaro

Para o governador baiano, presidente Bolsonaro estimulou o racismo e o preconceito contra os nordestinos

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que não irá a inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. O evento, que acontece nesta terça-feira, 23, terá a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Para o governador baiano, o evento se transformou em uma “convenção político-partidária” e que não está de acordo com isso.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT)
Créditos: Manu Dias/Governo da Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa (PT)

Em entrevista à Época, o governador petista contou que convidou a gestão Bolsonaro ao evento, “mesmo não tendo contribuído em absolutamente nada”, foi desprezado por dois ministros, e disse que Jair Bolsonaro estimulou o racismo e o preconceito contra os nordestinos.

Um dos motivos do governador Rui Costa de não ir ao evento é que a equipe do presidente Bolsonaro decidiu fechar a cerimônia para 600 convidados e destinar apenas 100 credenciais para ao governador petista, que organizou a festa.

Na semana passada, durante uma conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), antes de um café com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro disse que daqueles “governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara”.

A conversa foi registrada pela TV Brasil e viralizou nas redes sociais.