Governo Bolsonaro libera 118 agrotóxicos durante pandemia

Agrotóxicos devastam a natureza, matam animais e adoecem a população, que já está sofrendo com a pandemia

Os agrotóxicos prejudicam prejudicam o meio ambiente e os animais (Foto: Pixabay)

Não bastasse o aumento de infectados pelo novo coronavírus, o governo Bolsonaro liberou 118 novos agrotóxicos durante a pandemia, colaborando para que, através da alimentação e da contaminação de trabalhadores que atuam no campo, mais pessoas adoeçam ao ter contato com os pesticidas.

A pandemia de covid-19, que já causou a morte de mais de 20 mil pessoas, não impediu que novos agrotóxicos fossem autorizados graças à Medida Provisória 926 e ao Decreto 10.282, ambos de 20 de março, que incluem os pesticidas como atividades essenciais durante a pandemia. Esses venenos prejudicam o meio ambiente e os animais.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).


Mitos e verdades sobre agrotóxicos

Basta lavar bem os alimentos que eles ficam livres de agrotóxicos? Alimentos orgânicos são sempre mais caros do que os “comuns”? Para quem se preocupa com alimentação saudável, as respostas a esse tipo de pergunta podem ajudar a entender o que é melhor colocar à mesa.

E algumas dessas respostas estão no e-book “10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos – Guia Prático para uma Alimentação Mais Consciente e Saudável”, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

A obra, disponível para download gratuito, vem numa boa hora, pois desde maio o Congresso tenta aprovar o Projeto de Lei nº 6299/02.

Conhecido como Pacote do Veneno, ele tem causado polêmica e críticas de diversos setores da sociedade, pois é acusado de facilitar o uso de agrotóxicos no país.

“No país que lidera o ranking mundial de consumo de agrotóxicos e que ao mesmo tempo pode aprovar um projeto de lei que facilita ainda mais o acesso a esses venenos, torna-se fundamental, mais do que nunca, trazer à luz questões sobre o tema”, afirma o guia do Idec em seu capítulo de introdução.

ANDA

Em parceria com ANDA

Agência de Notícias de Direitos Animais e maior portal de notícias sobre animais do mundo.

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário ANDA

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.