Governo pode autorizar saque anual de contas ativas e inativas do FGTS

Veja como consultar seu saldo do fundo de garantia

Por: Redação | Comunicar erro
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Crédito: Marcello Casal Jr / Agência BrasilO trabalhador poderia sacar um percentual do saldo de suas contas no mês de aniversário

O ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou ao presidente Jair Bolsonaro uma proposta para autorizar o saque anual das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Caso seja aprovada, o trabalhador poderia sacar um percentual do saldo de suas contas no mês de aniversário, a cada ano.

Segundo informações divulgadas por Valdo Cruz e Cristiana Lôbo, da GloboNews, esta proposta foi a que ganhou mais força dentro da equipe econômica e pode ser anunciada na próxima quarta-feira, 24, por Bolsonaro. As demais ideias eram liberar um saque de contas ativas e inativas ou somente das inativas, apenas neste ano.

Um assessor da equipe informou aos jornalistas que o saque seria opcional. Se o trabalhador decidir por fazê-lo, terá de abrir mão de realizar o saque de fundo se deixar a empresa, com o objetivo de evitar estímulos a demissões. Já o percentual do saque autorizado vai depender do saldo da conta da pessoa no FGTS.

A estimativa é que ocorra a liberação de cerca de R$ 30 bilhões neste ano. O governo queria fazer o anúncio da medida nesta quinta-feira, 18, mas, com os ajustes na proposta, a divulgação será na próxima semana. Além do FGTS, a gestão vai reabrir a possibilidade de saque de recursos de contas do PIS e do Pasep.

Veja o conteúdo na íntegra.

Como consultar seu saldo do FGTS

Para consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o trabalhador pode acessar por meio do site da Caixa ou do próprio FGTS. Também é possível entrar através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows) ou fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail.

Compartilhe:

Tags: #Direitos
1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …