Governo reduzirá em até 60% valor de multas por crimes ambientais

Os valores poderão ser convertidos em serviços como reflorestamento e recuperação de áreas degradadas

Por: Redação Comunicar erro

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou que o governo vai editar um decreto nas próximas semanas que permitirá a redução de até 60% no valor das multas por crimes ambientais. A decisão foi divulgada em audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural nesta quinta-feira, dia 17.

Bento Rodrigues, em Mariana (MG), um ano após o rompimento da barragem

Os valores restantes poderão ser pagos em serviços de preservação da natureza, como reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e regularização fundiária de unidades de conservação.

Serão disponibilizados descontos de 35% na modalidade direta, em que o próprio autuado comanda o projeto, e 60% na indireta, quando os recursos custearão programas estruturantes selecionados por edital pelos órgãos ambientais federais.

“Como enfrentamos uma escassez de recursos, vamos usar da criatividade e da legislação. Pelas informações que temos, o decreto sobre conversão de multas já foi assinado pelo presidente e deverá ser publicado nos próximos dias”, disse o ministro, segundo a Agência Câmara.

Segundo o ministério, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aplicam R$ 3 bilhões em multas.

A presidente do Ibama, Suely Araújo, explicou que a conversão de multas em serviços ambientais será usada, em um primeiro momento, para a recuperação de afluentes do rio São Francisco e para a regularização fundiária. “Queremos plantar árvores para colher água. Isso vai ser atividade permanente no Ibama e no ICMBio”, afirmou.

  • Leia mais:
1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …