Guarda acolhe usuários de crack e moradores de rua em SP

Com informações da BBC Brasil 

Sabe aquele clichezão dos últimos tempos que diz: “Tá com pena, leva pra casa” ?. Pois é, o guarda municipal Marcos de Moraes, 51 anos, seguiu à risca a sugestão. Após oito anos atuando na Cracolândia, região central de São Paulo, o guarda já levou para sua própria casa ao menos 50 usuários de crack e moradores de rua.

Reportagem divulgada pela BBC Brasil retratou a biografia de Marcos, que, em sua rotina nas ruas na capital paulista, ganhou fama pela postura cordial e pouco comum nas ruas da Cracolândia.

De farda azul, cassetete e revólver na cintura, sua arma mais eficaz se resume a um simples convite, olhar acolhedor e um gesto de amor: “Você aceita ajuda ? Eu não estou brincando. Se você confiar em mim, eu posso te tirar das ruas”.

Há oito anos na Guarda Civil Metropolitana, Marcos virou notícia por sua conduta inspiradora

Moraes vive em uma casa alugada em Mogi das Cruzes (SP), com a mulher Karyne e Geraldo Martins, de 63 anos, resgatado quando morava nas ruas de São Bernardo do Campo.

O guarda levou o desconhecido para dentro de sua casa em fevereiro depois de ver um alerta no Facebook para o caso dele – o senhor que saíra de Pernambuco em busca de um emprego e estava morando na rua.

“Levo para casa mesmo. Sei que é um número pequeno, mas não me importo com quantidade, e sim com a qualidade. Quando pego um caso, vou até o fim”, disse em entrevista. Confira a matéria completa no site da BBC.