CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Hora do Planeta: movimento tem programação digital neste sábado

O movimento global incentiva as pessoas a apagar as luzes durante uma hora e pensar sobre as ações do homem na natureza

Por: Redação
Crédito: WWFA Hora do Planeta é um movimento criado pela ONG WWF

Todos os anos, o movimento Hora do Planeta, criado pela ONG WWF, propõe que as pessoas apaguem as luzes em um ato pelo meio ambiente. Geralmente acompanhada de ações educativas, a edição de 2020 da campanha, que acontece neste sábado, 28 de março, será digital devido às orientações de cuidado sobre o novo coronavírus.

Neste ano, o objetivo é apoiar as diretrizes globais de saúde a fim de garantir a segurança sanitária de todos, ao mesmo tempo que oferece às prefeituras, empresas, grupos e indivíduos formas de manifestarem sua preocupação pela vida do planeta.

Os eventos físicos do dia 28 serão substituídos por um conjunto de atividades e manifestações online, chamado de “Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use Sua Voz Pela Natureza”.

No site também há dicas de como colaborar efetivamente com o movimento, seja organizando seu próprio evento online ou mudando hábitos para uma vida mais saudável e sustentável.

“Mais importante do que nunca estarmos conectados com as pessoas que amamos – de maneira segura e seguindo as orientações dos órgãos de saúde – e com o nosso planeta. Precisamos ser solidários e resilientes. Por isso, optamos por fazer a Hora do Planeta deste ano completamente digital pois precisamos seguir pressionando governos e empresas para agirem em nome de um futuro sustentável. Sabemos que Juntos É Possível”, afirma Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.

Programação digital

8h30 – Prática de Yoga: Conectados com o Corpo e com o Planeta com Bibi Campos (praticante de Yoga Restaurativo Terapêutico e Vinyasa Flow Integrativo)

9h30 – Conectando Nossa Rotina com a Rotina dos Pequenos com Vivi Lisbôa (pedagoga e educadora física)

10h30 – Aprenda a Fazer Nós com os Escoteiros com Filipe Conde (escoteiro e youtuber)

11h30 – Painel: Inovando na Cozinha: Sustentabilidade da Compra ao Descarte com Carol Siqueira (analista de conservação do WWF-Brasil), Regina Tchelly (chef do projeto Favela Orgânica) e Claudia Jeovane (nutricionista da Associação Prato Cheio)

12h30 – Painel: Cidades e Oceanos: Como Esta Relação Pode Ser Mais Saudável com Anna Carol Lobo (gerente de conservação Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil), Bárbara Veiga (Liga das Mulheres pelos Oceanos) e Enrico Marone (Rare Brasil)

13h30 – Painel: #MP910Não: Grileiro Não Pode Ter Vez! com Raul Telles (diretor de justiça socioambiental do WWF-Brasil), Priscila Tapajowara (Mídia India) e Cristina Leme Lopes (analista jurídica de direito e governança do clima no CPI Brasil)
 
14h30 – Painel: Como as Mentiras e Fake News Prejudicam o Brasil com Karina Yamamoto (líder de digital e imprensa do WWF-Brasil), Fernanda Schimidt (editora do Ecoa/UOL) e Rodrigo Ratier (fundador curso online contra fake news Vaza, Falsiane)

15h30 – Painel: Mudanças Climáticas e Seus Impactos nas Minorias com Renata Camargo (especialista em mudanças climáticas do WWF-Brasil), Adriana Terra (editora do Ecoa/UOL) e Paula Rodrigues (repórter de questões sociais e meio ambiente)

16h30 – Painel: Como a Renda Básica Pode Ajudar a Evitar o Colapso do Mercado de Consumo com Gabriela Yamaguchi (diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil), Douglas Belchior (Coalizão Negra por Direitos) e Tatiana Roque (vice-presidente da Rede Brasileira de Renda Básica)

17h30 – Painel: Como a Experiência do Trabalho Remoto Pode Contribuir para Hábitos Mais Conscientes com Virgínia Antonioli (responsável pela agenda de dietas sustentáveis no WWF-Brasil), Larissa Kuroki (coordenadora de conteúdos e metodologias no Instituto Akatu) e JP Amaral (mobilizador do programa Criança e Consumo do Instituto Alana)

18h30 – Bate papo: Um Olhar Inovador Sobre o que Está Acontecendo no Planeta com Helena Galante (criadora do podcast Jornada da Calma, editora da Veja São Paulo e colunista da rádio CBN) e Gustavo Tanaka (escritor, colunista da revista Vida Simples e empreendedor)

19h30 – Live Eu Uso Minha Voz pela Natureza com Maddu Magalhães (artista plástica, youtuber e atriz) e Kaique Britto (influenciador digital)

20h30 – Hora do Planeta (apagar das luzes nas redes sociais e músicos usando sua voz pelo planeta)

Veja algumas sugestões do WWF de como participar do movimento:

  • 1) Escurinho símbolo da #HoraDoPlaneta

Símbolo principal do movimento Hora do Planeta, o apagar de luzes continua! Em casa, grave um vídeo, boomerang ou gif do apagar de luzes e poste às 20h30 em suas redes sociais.

Prefeituras, empresas e coletivos que optarem por manter a ação do apagar de luzes de monumentos e prédios públicos serão muito bem-vindos e incentivados a também postarem esses vídeos marcando os perfis do WWF-Brasil no Instagram, Facebook e Twitter. Porém, tendo em vista a diminuição do deslocamento e de mudanças desnecessárias na logística, quem preferir poderá fazer a adesão somente com apoio às atividades online, em especial com a divulgação do movimento.

  • 2) #UseSuaVozPeloPlaneta

Inspirado na petição virtual da rede WWF, convidamos todos a usar sua voz pela natureza e compartilhar isso nas redes sociais no dia 28/3. Vale cantar, dublar, recitar uma poesia e até fazer uma promessa. Libras e todas as formas de expressão são válidas. Seja criativo e chame a atenção para as questões ambientais!

Quem ainda não acessou nossa plataforma, aproveite os dias anteriores à Hora do Planeta para mostrar como você cuida do planeta e deixar sua luz no nosso mapa. Tem dúvidas sobre o que você vai defender? Faça o quiz “Pelo o que Você Usa a Sua Voz?” e descubra!

  • 3) Conecte-se com as pessoas e com o planeta

Se o meio ambiente não tem fronteiras, a internet também não! Pensando nisso, convidamos as pessoas a aproveitarem a Hora do Planeta para se manter conectado -mesmo que virtualmente- com amigos e familiares, participando de jogos online, como concurso de sombras por WhatsApp ou um karaokê virtual entre amigos.

  • 4) Maratone a série #NossoPlaneta

Aproveite o tempo em casa para se divertir e aprender com a série “Nosso Planeta” (Netflix). Além dos oito episódios originais, a série foi base para um vasto conteúdo adicional, com pequenos vídeos e material educativo, que podem ajudar pais e educadores a passarem o tempo de forma lúdica e produtiva.

Essas são só algumas sugestões de atividades. No nosso guia, criado antes do surto da covid-19, há outras ideias que podem ser adaptadas a este novo contexto que estamos passando.

Para todas as ações, lembre-se de colocar as hashtags #HoradoPlaneta e #ConectadoNoPlaneta, o que ajuda a divulgar e a trazer mais pessoas para a campanha, fortalecendo esse movimento que é por todos, e marcar o @wwfbrasil (Instagram e Facebook) e @wwf_brasil (Twitter) nas redes sociais.

Faça também sua inscrição no site. Assim, além de conseguirmos contabilizar o real alcance do movimento, você receberá um certificado pela sua participação.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta é o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney em 2007, a iniciativa cresceu e se tornou um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a tomar ações ambientais tangíveis por mais de uma década.

Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática, mas, mais recentemente, a Hora do Planeta se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da natureza. O objetivo é criar um movimento imparável para a natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas.

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …