Idosa recebe agendamento médico cinco meses após morrer em SP

Família foi notificada sobre consulta pelo Whatsapp

Por: Redação

O tempo de espera por uma consulta no SUS (Sistema Único de Saúde) foi o responsável por uma família do De São Vicente, no litoral de São Paulo, reviver um momento de luto.

Cinco meses após a morte da avó, de 80 anos, a neta foi informada através do Whatsapp de que a consulta com o cardiologista havia sido disponibilizada.

Crédito: Arquivo pessoalFamília foi notificada sobre consulta pelo Whatsapp

Ozias Carneiro do Espirito Santos sofria com problemas cardiovasculares e recebia atendimento por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Margarida, em São Vicente.

Em entrevista ao G1, a neta disse que a avó não resistiu enquanto aguardava um retorno ao médico. Dona Ozias morreu no dia 12 de maio e, somente no dia 15 de outubro,  a família recebeu um alerta de que havia um agendamento marcado para que a idosa comparecesse ao cardiologista.

“Fiquei em choque quando vi a mensagem de que haviam marcado esse retorno para ela.

Sempre houve demora para marcar as consultas dela. Ela passou por uma cirurgia de cateterismo, e também teve muita demora, uma espera imensa”, disse a jovem.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente disse que a paciente vinha sendo acompanhada pela cardiologista da rede desde outubro do ano passado. Como a região onde a paciente residia era coberta por agentes de saúde, ela recebeu visitas destes profissionais em sua casa, para acompanhamento clínico.

1
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
2
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
3
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
4
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
5
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
6
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
7
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
8
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …