Incêndio deixa 64 mortos na Rússia; 20 das vítimas são crianças

Mariz Moroz enviou mensagens dizendo saber que aquilo seria uma despedia, enquanto as chamas tomavam shopping na Rússia

Pelo menos 64 pessoas morreram em um incêndio que destruiu um shopping center na cidade russa de Kemerovo, na Sibéria ocidental, região pertencente ao território da Rússia, por volta das 16h horário local (7h em Brasília).

Entre as vítimas há pelo menos vinte crianças, sendo que algumas têm apenas 5 anos de idade.

Após o incêndio, sobreviventes e familiares das vítimas fizeram relatos sobre o ocorrido nas redes sociais. Outros, desesperados, aproveitaram aqueles que seriam seus últimos momentos de vida para se despedirem dos familiares.

Ao jornal ‘Siberian Times’, a tia de Viktoria Pochankona, de 12 anos, contou que a sobrinha ligou para ela muito nervosa, contando que estava dentro do shopping em chamas.

“Está tudo queimado. As portas estão bloqueadas. Eu não posso sair, não posso respirar”, afirmou a adolescente. A tia disse que orientou Viktoria a tirar a roupa e cobrir o nariz, evitando que ela inalasse muita fumaça. Foi então que a sobrinha pediu para ela dar um recado: “Diz à mamãe que eu a amo”. Em seguida, a ligação foi interrompida.

Ainda segundo informações da imprensa local, a adolescente Maria Moroz, de 13 anos, que está entre os desaparecidos após o incêndio, enviou uma mensagem de texto para a família relatando o desespero. “Estamos queimando. Eu amo todos vocês. Isso é, talvez, uma despedida”, escreveu.

O incêndio começou no terceiro andar do estabelecimento comercial, onde funcionava a parte de entretenimento, como a sala de cinema e espaço para as crianças brincarem e um zoológico com cerca de 200 animais. Aliás, acredita-se que todos os bichos tenham morrido.

Há também vídeos circulando na web de pessoas desesperadas dentro do shopping. Um deles mostra Sergei Moskalenko, de 11 anos, se jogando do quarto andar do edifício. O pré-adolescente está internado em coma. Ele bateu com violência em superfícies duras por duas vezes antes de atingir o solo. Ainda de acordo com a mídia russa, os pais dele morreram no incêndio.

Ao jornal “Meduza”, uma outra família relatou que suas três filhas, sendo duas de 11 anos e uma de 5, não resistiram à tragédia. Segundo os pais, elas não conseguiram sair do local porque as portas estavam bloqueadas. Outras pessoas também relataram o bloqueio das saídas do shopping.

Até o momento, há três considerações para as causas do incêndio: um curto-circuito elétrico, acidente provocado por adolescentes, ou por velas acesas durante uma festa de aniversário infantil.

O governador, Vladimir Chernov, afirmou que uma teoria preliminar considerou que uma das crianças teria acendido um isqueiro. Segundo agências de notícias russas, quatro pessoas foram detidas até o momento, incluindo o diretor da companhia que gerencia o centro comercial e o dono do complexo, Winter Cherry.

Acredita-se que essa tragédia foi a que deixou um maior número de vítimas fatais desde o acidente em uma boate na cidade de Pern em 2009, que deixou 156 pessoas mortas.

Confira a matéria na íntegra no LINK da publicação internacional: http://siberiantimes.com/other/others/news/tragedy-as-dozens-of-children-among-dead-in-shopping-mall-inferno-in-black-day-for-siberia/

Leia também: