Indígenas Xikrin denunciam ameaças de morte e queimadas no Pará

O grupo informou que cerca de 300 invasores armados construíram casas dentro da reserva e estão fazendo queimadas para abertura de pastagens

Por: Redação Comunicar erro
Terra Indígena Trincheira- Bacajá, do povo Xikrin
Crédito: Reprodução / MPFTerra Indígena Trincheira- Bacajá, do povo Xikrin

Indígenas Xikrin, da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, no sudeste do Pará, estão sofrendo riscos de ataques, conforme relatou o Ministério Público Federal à Polícia Federal. Localizado entre os municípios de Altamira, Anapu e São Félix do Xingu, o território é um dos atingidos pela usina hidrelétrica Belo Monte, segundo o MPF.

Lideranças Xikrin registraram nesta segunda-feira, 26, a denúncia em Altamira. O grupo informou que cerca de 300 invasores armados construíram casas dentro da reserva, estão fazendo queimadas para abertura de pastagens e ameaçando de morte as lideranças indígenas. As informações são do G1.

Em ofício, a procuradora da República Thais Santi disse que os indígenas foram pessoalmente exigir a saída dos ocupantes, após perceberem fumaças na região. “Relataram que está se consolidando uma ocupação, com desmatamento, abertura de pastagens e construção de moradias com roças”, declarou.

O Ministério Público solicitou medidas urgentes, com envio de policiais em até 24 horas, e afirmou que as informações são de conhecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em nota, a Funai reiterou que, desde as primeiras informações, vem adotando medidas para resolver o caso. De acordo com o texto, foram realizadas ações de monitoramento territorial em campo e as informações tem sido repassadas à PF e ao Ibama.

O Pará é o estado com maior índice de desmatamento da Amazônia Legal, segundo o Boletim do Desmatamento divulgado nesta quarta-feira, 20, pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …