Instituto de Oportunidade Social cria projeto colaborativo para viabilizar curso de “Português para Surdos”

Projeto busca inserir deficientes auditivos no mercado de trabalho

Por: Redação | Comunicar erro

Provavelmente você não sabia, mas o Brasil é um país bilíngue. Além do português falado, o brasileiro também se manifesta por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

No entanto, a forma como os surdos aprendem a se comunicar desde a infância possui características diferentes do português falado em nosso país. Ou seja, a palavra “casa”, em libras, é diferente da palavra “casa” no idioma padrão

Neste cenário surgiu o trabalho do Instituto da Oportunidade Social – IOS, que criou uma metodologia própria para a realização de seus objetivos: ensinar a linguagem escrita e tornar o surdo autônomo, permitindo a integração social, seja no trabalho, na escola ou na faculdade. “Nossa missão é tornar público um problema que precisa ser tratado. Precisamos inserir os surdos no mercado de trabalho, oferecer melhor condição de vida”, ressalta a gerente geral do instituto, Kelly Cristine Lopes.

Para tornar possível o projeto, Kelly acredita que a solidariedade do espírito natalino pode ajudar a impulsionar as doações “A chegada do natal sempre desperta um sentimento de coletividade entre as pessoas. Então aproveitamos o momento para lançar a campanha e tentar levantar fundos para essa ação de solidariedade”.

Como doar ?

Para fazer sua doação, acesse a página “Juntos.com.vc“, onde estão mais informações sobre a campanha de doação. Para entender melhor o projeto, confira o vídeo de divulgação:

O curso

O treinamento base deste projeto acontecerá durante um semestre, atendendo 24 alunos que trabalham ou tenham outras atividades durante o dia. As disciplinas serão aplicadas de forma modular, utilizando de apostilas e aulas expositivas. Em complemento ao conteúdo, os beneficiários participam de visitas culturais, para explorar espaços públicos da cidade que possibilitem ampliar seus conhecimentos e cultura a respeito da cidade de São Paulo. Na sede do IOS, o projeto contemplará aulas de Português e Gestão Administrativa.

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …