Instituto de Oportunidade Social cria projeto colaborativo para viabilizar curso de “Português para Surdos”

Projeto busca inserir deficientes auditivos no mercado de trabalho

Provavelmente você não sabia, mas o Brasil é um país bilíngue. Além do português falado, o brasileiro também se manifesta por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

No entanto, a forma como os surdos aprendem a se comunicar desde a infância possui características diferentes do português falado em nosso país. Ou seja, a palavra “casa”, em libras, é diferente da palavra “casa” no idioma padrão

Neste cenário surgiu o trabalho do Instituto da Oportunidade Social – IOS, que criou uma metodologia própria para a realização de seus objetivos: ensinar a linguagem escrita e tornar o surdo autônomo, permitindo a integração social, seja no trabalho, na escola ou na faculdade. “Nossa missão é tornar público um problema que precisa ser tratado. Precisamos inserir os surdos no mercado de trabalho, oferecer melhor condição de vida”, ressalta a gerente geral do instituto, Kelly Cristine Lopes.

Para tornar possível o projeto, Kelly acredita que a solidariedade do espírito natalino pode ajudar a impulsionar as doações “A chegada do natal sempre desperta um sentimento de coletividade entre as pessoas. Então aproveitamos o momento para lançar a campanha e tentar levantar fundos para essa ação de solidariedade”.

Como doar ?

Para fazer sua doação, acesse a página “Juntos.com.vc“, onde estão mais informações sobre a campanha de doação. Para entender melhor o projeto, confira o vídeo de divulgação:

O curso

O treinamento base deste projeto acontecerá durante um semestre, atendendo 24 alunos que trabalham ou tenham outras atividades durante o dia. As disciplinas serão aplicadas de forma modular, utilizando de apostilas e aulas expositivas. Em complemento ao conteúdo, os beneficiários participam de visitas culturais, para explorar espaços públicos da cidade que possibilitem ampliar seus conhecimentos e cultura a respeito da cidade de São Paulo. Na sede do IOS, o projeto contemplará aulas de Português e Gestão Administrativa.