Iogurte grego é usado para gerar energia em NY

Materiais que sobram na fabricação da sobremesa de sucesso podem ser usados para gerar energia, ração para animais ou fertilizante

wp-image-449972
wp-image-449972
O subproduto gerado na fabricação do iogurte é enviado para estações de tratamento de água. Segundo a Fage, principal fabricante da sobremesa, a energia resultante é suficiente para abastecer a fábrica.[/img]

O subproduto é enviado para estações de tratamento de águas residuais. Lá, o material é processado em tanques com bactérias anaeróbias, que liberam gás metano – propriedade capaz de gerar eletricidade. De acordo com a Fage, principal fabricante do iogurte nos EUA, até 80% do subproduto são enviados diretamente para as estações de tratamento, que geram a quantidade de energia suficiente para abastecer a fábrica.

Além de ser empregado na geração de eletricidade, o material derivado também é direcionado a agricultores, que podem não só gerar pequenas quantidades de energia em suas fazendas, como também transformar o insumo sustentável em ração para animais ou fertilizante.

Por enquanto, o sistema de geração ainda tem custos altos e não é acessível para a maioria dos pequenos agricultores. Mas os incentivos públicos para a compra de equipamentos necessários deverão aumentar.

Leia a matéria na íntegra no Ciclovivo.