Últimas notícias:

Loading...

Ir ao trabalho de bicicleta é 40% menos estressante, diz pesquisa britânica

O estudo comparou níveis de estresse de ciclistas com os de pessoas que usam carro ou transporte coletivo

Por: Redação

Usar a bicicleta como meio de transporte urbano traz muitos benefícios à saúde, conforme já demonstraram vários estudos feitos com ciclistas em todo o mundo. Agora, uma nova pesquisa, obtida recentemente no Stanford Calming Technology Lab, do Reino Unido, concluiu que pedalar até o trabalho é 40% menos estressante do que ir de carro ou transporte coletivo.

No estudo, foram analisados 20 mil percursos realizados por mil ciclistas equipados com um dispositivo chamado Spire, que monitorou a frequência cardíaca, a respiração e a duração do trajeto. O objetivo foi comparar os níveis de estresse entre pessoas que usam bicicleta com aquelas que vão ao trabalho de carro ou transporte coletivo.

Pedalar traz inúmeros benefícios à saúde

Para a análise, os pesquisadores definiram que inalações curtas e pouco profundas indicam que os níveis de estresse podem ser mais elevados, aspecto que foi medido pelo dispositivo.

Após a avaliação dos resultados de ciclistas, motoristas e passageiros, foi concluído que os membros do primeiro grupo ficam 40% menos estressados durante a primeira hora após chegarem ao trabalho, em comparação com as pessoas que optaram por outro meio de transporte.

Em entrevista à FastCoExist, o cocriador do Spire, Neema Moraveji, disse que “as pessoas tendem a pensar no estresse como algo que ocorre no trabalho, e, certamente, isso é verdade, porém, os deslocamentos são interessantes porque são situações em que a pessoa é parte de seu entorno, ela frequentemente está por sua própria conta, no controle, e pode definir o tom de seu dia.”

Compartilhe: