Mais de 66% dos irlandeses votam ‘sim’ pela legalização do aborto

"Hoje é um dia histórico para a Irlanda", falou o premiê do país

Por: Redação | Comunicar erro
Maioria dos irlandeses dizem “sim” ao aborto

Mais de 66% dos irlandeses disseram “sim” a um referendo que questionou a população sobre a legalização do aborto.

Dos 2,1 milhões de votantes do país, 66,4% se mostraram favoráveis a revogar a oitava emenda à Constituição da Irlanda, que proibia a interrupção voluntária da gestação.

Nas palavras do premiê irlandês, o resultado é uma “revolução silenciosa” no país europeu de maioria católica.

“Basta de estigmas. Hoje é um dia histórico para a Irlanda. Uma revolução silenciosa”, disse o primeiro-ministro, Leo Varadkar. “Como povo, falamos. E dissemos que confiamos nas mulheres e respeitamos as suas decisões”, afirmou o premiê.

“Chega de médicos que dizem aos seus pacientes que não podem fazer nada em seu próprio país. Chega de jornadas solitárias no mar irlandês. O véu do segredo foi levantado. Chega de isolamento. O peso da vergonha acabou”, insistiu Varadkar.

Depois de confirmados os resultados, o próximo passo será o governo redigir um novo projeto de lei, autorizando o aborto durante as doze primeiras semanas de gestação e até as 24 semanas por motivos de saúde. O projeto deverá sair até o verão do hemisfério norte.

Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …