Jair Bolsonaro é condenado a indenizar Maria do Rosário

O deputado disse que não estupraria Maria do Rosário "porque ela não merece"

Por: Redação | Comunicar erro
Jair Bolsonaro

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi condenado, pela terceira vez, a indenizar a deputada Maria do Rosário (PT-RS) por falas machistas e de promoção ao estupro.

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação dada em primeira instância pelas falas de Bolsonaro sobre a deputada, em 2014.

  • Leia também:

Bolsonaro é uma doença contagiosa, dizem quilombolas em resposta

Bolsonaro ‘assume’ propina ao explicar doação de R$200 mil da JBS

Na ocasião, ele disse no plenário da Câmara dos Deputados que não estupraria Maria do Rosário “porque ela não merece”.

Um ano depois, ele foi condenado pela 18ª Vara Cível de Brasília a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais à deputada. Ainda em 2015, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve a condenação.

Agora, o STJ manteve a pena e, ainda, exige que Bolsonaro se retrate publicamente na mídia e nas redes sociais.

Nancy Andrighi, relatora do caso, alegou que Bolsonaro “atribuiu ao crime a qualidade de premio, de benefício à vítima”, segundo o G1. Todos os ministros negaram o recurso, de acordo com a mesma reportagem.

“A expressão não merece ser estuprada constitui uma expressão vil que menospreza a dignidade de qualquer mulher. Como se uma violência brutal pudesse ser considerado uma benesse, algo bom para acontecer com uma mulher”, disse a relatora.

“Em manifestações que não guardam nenhum relação com a função parlamentar, sem teor minimamente político, afasta-se a relação com a imunidade parlamentar. Considerando que as ofensas foram vinculadas pela imprensa e pela internet, a localização é meramente acidental”, completou, de acordo com a mesma reportagem.

Este processo corria na esfera cível e não cabe recurso. Bolsonaro ainda responde a dois processos no Supremo Tribunal Federal (STF), um por incitação ao crime de estupro e outro por injúria.

A deputada Maria do Rosário se pronunciou após a condenação, chamando a atenção para as outras ações que Bolsonaro enfrenta no STF.

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
54s
Desembargador do TRF2 manda soltar ex-presidente Michel Temer
O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2 ), determinou nesta segunda-feira, 25, a soltura do …
2
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
3
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
4
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
5
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
6
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
7
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
8
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …