Jovem leva à Câmara petição por iluminação pública na periferia

Mais de 100 mil assinaturas foram recolhidas por meio da plataforma Change.org para pedir instalações de postes na Vila Albertina

Por: Change.org (Oficial) Comunicar erro
Crédito: Luan Palmieri/Coletivo UNIA entrega aconteceu na manhã desta terça-feira

A universitária Larissa Santana, criadora de um abaixo-assinado na plataforma Change.org, se reuniu na manhã desta terça-feira, 16, com a vereadora Juliana Cardoso (PT), na Câmara Municipal de São Paulo. A parlamentar recebeu das mãos da estudante as 103.305 assinaturas de uma petição que pede por iluminação pública em ruas da Vila Albertina, na região periférica da zona norte de São Paulo.

Depois de anos enfrentando problemas decorrentes da falta de iluminação, Larissa decidiu criar, em novembro do ano passado, uma mobilização para tentar pressionar o poder público a resolver a questão. No manifesto, ela conta que os escadões das ruas Veloso da Fonseca e Luís de Oliveira Bulhões são os pontos “mais críticos”.

“Fico com medo de andar na rua quando não há iluminação”, explica Larissa, que tem 20 anos. “Existem jovens que estudam à noite, pessoas que trabalham até tarde, e elas se tornam vítimas de violência. Principalmente as mulheres, nós ficamos muito vulneráveis”, diz a estudante de psicologia que mora no local desde que nasceu.

Mesmo com a petição, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) respondeu, na ocasião, que os serviços de ampliação na rede estavam temporariamente suspensos. Com intenção de fazer sua causa e de todos os moradores do bairro finalmente ser ouvida, Larissa entregou as assinaturas à vereadora, que será uma “ponte” de cobrança à Prefeitura de São Paulo.

Juliana Cardoso agradeceu e parabenizou a iniciativa da universitária. A vereadora lembrou que também vem de uma região periférica da capital, do bairro de Sapopemba, na zona leste, onde tudo o que foi conquistado, como água, asfalto, creche e posto de saúde, foi por meio da mobilização popular.

“[Essa iniciativa] anima outras comunidades, que muitas vezes enxergam como: ‘está tudo ruim e não vai melhorar mesmo’, ou aquelas pessoas que não sabem por onde começar. Então essa aqui é uma boa iniciativa para [as pessoas] saberem que há caminhos e o caminho é sempre o da mobilização popular”, destacou Juliana.

A vereadora, que abraçou a causa de Larissa e dos moradores da Vila Albertina, se disponibilizou a intermediar um contato com o Ilume e informou que levará a questão para ser discutida em audiência pública na Câmara Municipal.

Crédito: Luan Palmieri/Coletivo UNIMais de 103 mil assinaturas foram recolhidas por meio da plataforma Change.org

A Change.org

A Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, com 283 milhões de pessoas assinando e criando petições ao redor do planeta, sendo 18 milhões somente no Brasil. A plataforma é aberta e garante espaço a todos os pontos de vista. As mobilização são criadas por pessoas ou organizações, que usam a Change.org para juntar gente e pressionar quem pode dar as soluções.

Compartilhe:

Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …