Jovem leva à Câmara petição por iluminação pública na periferia

Mais de 100 mil assinaturas foram recolhidas por meio da plataforma Change.org para pedir instalações de postes na Vila Albertina

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro
Crédito: Luan Palmieri/Coletivo UNIA entrega aconteceu na manhã desta terça-feira

A universitária Larissa Santana, criadora de um abaixo-assinado na plataforma Change.org, se reuniu na manhã desta terça-feira, 16, com a vereadora Juliana Cardoso (PT), na Câmara Municipal de São Paulo. A parlamentar recebeu das mãos da estudante as 103.305 assinaturas de uma petição que pede por iluminação pública em ruas da Vila Albertina, na região periférica da zona norte de São Paulo.

Depois de anos enfrentando problemas decorrentes da falta de iluminação, Larissa decidiu criar, em novembro do ano passado, uma mobilização para tentar pressionar o poder público a resolver a questão. No manifesto, ela conta que os escadões das ruas Veloso da Fonseca e Luís de Oliveira Bulhões são os pontos “mais críticos”.

“Fico com medo de andar na rua quando não há iluminação”, explica Larissa, que tem 20 anos. “Existem jovens que estudam à noite, pessoas que trabalham até tarde, e elas se tornam vítimas de violência. Principalmente as mulheres, nós ficamos muito vulneráveis”, diz a estudante de psicologia que mora no local desde que nasceu.

Mesmo com a petição, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) respondeu, na ocasião, que os serviços de ampliação na rede estavam temporariamente suspensos. Com intenção de fazer sua causa e de todos os moradores do bairro finalmente ser ouvida, Larissa entregou as assinaturas à vereadora, que será uma “ponte” de cobrança à Prefeitura de São Paulo.

Juliana Cardoso agradeceu e parabenizou a iniciativa da universitária. A vereadora lembrou que também vem de uma região periférica da capital, do bairro de Sapopemba, na zona leste, onde tudo o que foi conquistado, como água, asfalto, creche e posto de saúde, foi por meio da mobilização popular.

“[Essa iniciativa] anima outras comunidades, que muitas vezes enxergam como: ‘está tudo ruim e não vai melhorar mesmo’, ou aquelas pessoas que não sabem por onde começar. Então essa aqui é uma boa iniciativa para [as pessoas] saberem que há caminhos e o caminho é sempre o da mobilização popular”, destacou Juliana.

A vereadora, que abraçou a causa de Larissa e dos moradores da Vila Albertina, se disponibilizou a intermediar um contato com o Ilume e informou que levará a questão para ser discutida em audiência pública na Câmara Municipal.

Crédito: Luan Palmieri/Coletivo UNIMais de 103 mil assinaturas foram recolhidas por meio da plataforma Change.org

A Change.org

A Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, com 283 milhões de pessoas assinando e criando petições ao redor do planeta, sendo 18 milhões somente no Brasil. A plataforma é aberta e garante espaço a todos os pontos de vista. As mobilização são criadas por pessoas ou organizações, que usam a Change.org para juntar gente e pressionar quem pode dar as soluções.

Compartilhe:

Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 18 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …