Jovens de todo o Brasil viram embaixadores de consulta da ONU

Programa de Embaixadores ajuda a explicar para os cidadãos a importância de participar da Consulta Cidades Sustentáveis, que fica no ar até o dia 24

Por: Colab | Comunicar erro

Laíse Santos, moradora de Salvador, tem um extenso currículo de participação em organizações da sociedade civil. Aos 23 anos, a bacharel em humanidades é cofundadora do movimento Salvador pela Educação, Embaixadora da Juventude do Escritório de Crimes e Drogas da ONU no Brasil e organizadora de projetos educacionais e conferências, além de atuar em programas de desenvolvimento de lideranças jovens.

Assim, quando ficou sabendo da Consulta Pública Cidades Sustentáveis, realizada pelo ONU-Habitat em parceria com o Colab, ela quis fazer parte desse processo. “Sempre tive interesse nos temas da Agenda 2030, que busca implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica.

Laíse se inscreveu no Programa de Embaixadores da Consulta – e passou a ser uma disseminadora dessa iniciativa. Ao conversar com colegas de faculdade e de ativismo, ela não apenas contou sobre a consulta, como pôde explicar a importância de participar. “A consulta cria uma reflexão sobre o que as pessoas conhecem da própria cidade e também ajuda a divulgar os ODS”, acredita. Laíse mobilizou mais de 50 pessoas para responder o questionário.

Laíse Santos usou sua experiência com voluntariado para divulgar a Consulta Cidades Sustentáveis

No total, o Programa de Embaixadores recebeu inscrições de 167 voluntários em todo o país. Entre eles está a carioca Luana Silva, estudante de Relações Internacionais – também apaixonada pelo tema dos ODS da ONU. Ela atua no Observatório Internacional da Juventude, na FGV-RJ, com divulgação e implementação dos objetivos de desenvolvimento. Foi por meio da página do ONU-Habitat que ela conheceu a consulta e ficou sabendo da possibilidade de ser uma embaixadora. “Como gosto muito do tema, me perguntei ‘por que não?’”, conta. Ela divulgou a consulta na faculdade, para a família e até no posto de saúde do bairro.

Em Caçapava, no interior de São Paulo, o embaixador é Igor Hemmings, recém-formado em Administração, servidor da Câmara Municipal da cidade e coordenador do programa Jovens Vereadores. Com a participação de vereadores mirins, que têm entre 11 e 15 anos, a divulgação atingiu mais de 500 pessoas. “Divulgamos a consulta nas escolas, igrejas, na própria Câmara Municipal, sempre explicando o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a importância de responder à consulta”, conta ele.

A Consulta Pública Cidades Sustentáveis está chegando ao seu final. Mas ainda dá tempo de participar! O questionário ficará aberto até o dia 31 de janeiro. Até agora, mais de 8 mil pessoas já participaram em 776 cidades. Para mostrar sua visão sobre o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, basta baixar o aplicativo do Colab ou clicar aqui. Quanto maior a participação da sociedade, mais fiel será o retrato de cada município. O ONU-Habitat vai usar os dados coletados para produzir relatórios, que ficarão disponíveis para consulta.

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …