Jovens de todo o Brasil viram embaixadores de consulta da ONU

Programa de Embaixadores ajuda a explicar para os cidadãos a importância de participar da Consulta Cidades Sustentáveis, que fica no ar até o dia 24

Laíse Santos, moradora de Salvador, tem um extenso currículo de participação em organizações da sociedade civil. Aos 23 anos, a bacharel em humanidades é cofundadora do movimento Salvador pela Educação, Embaixadora da Juventude do Escritório de Crimes e Drogas da ONU no Brasil e organizadora de projetos educacionais e conferências, além de atuar em programas de desenvolvimento de lideranças jovens.

Assim, quando ficou sabendo da Consulta Pública Cidades Sustentáveis, realizada pelo ONU-Habitat em parceria com o Colab, ela quis fazer parte desse processo. “Sempre tive interesse nos temas da Agenda 2030, que busca implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica.

Laíse se inscreveu no Programa de Embaixadores da Consulta – e passou a ser uma disseminadora dessa iniciativa. Ao conversar com colegas de faculdade e de ativismo, ela não apenas contou sobre a consulta, como pôde explicar a importância de participar. “A consulta cria uma reflexão sobre o que as pessoas conhecem da própria cidade e também ajuda a divulgar os ODS”, acredita. Laíse mobilizou mais de 50 pessoas para responder o questionário.

Laíse Santos usou sua experiência com voluntariado para divulgar a Consulta Cidades Sustentáveis

No total, o Programa de Embaixadores recebeu inscrições de 167 voluntários em todo o país. Entre eles está a carioca Luana Silva, estudante de Relações Internacionais – também apaixonada pelo tema dos ODS da ONU. Ela atua no Observatório Internacional da Juventude, na FGV-RJ, com divulgação e implementação dos objetivos de desenvolvimento. Foi por meio da página do ONU-Habitat que ela conheceu a consulta e ficou sabendo da possibilidade de ser uma embaixadora. “Como gosto muito do tema, me perguntei ‘por que não?’”, conta. Ela divulgou a consulta na faculdade, para a família e até no posto de saúde do bairro.

Em Caçapava, no interior de São Paulo, o embaixador é Igor Hemmings, recém-formado em Administração, servidor da Câmara Municipal da cidade e coordenador do programa Jovens Vereadores. Com a participação de vereadores mirins, que têm entre 11 e 15 anos, a divulgação atingiu mais de 500 pessoas. “Divulgamos a consulta nas escolas, igrejas, na própria Câmara Municipal, sempre explicando o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a importância de responder à consulta”, conta ele.

A Consulta Pública Cidades Sustentáveis está chegando ao seu final. Mas ainda dá tempo de participar! O questionário ficará aberto até o dia 31 de janeiro. Até agora, mais de 8 mil pessoas já participaram em 776 cidades. Para mostrar sua visão sobre o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, basta baixar o aplicativo do Colab ou clicar aqui. Quanto maior a participação da sociedade, mais fiel será o retrato de cada município. O ONU-Habitat vai usar os dados coletados para produzir relatórios, que ficarão disponíveis para consulta.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …