CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Jovens do Rio se unem para mudar a vida de moradores de rua

Por: Catraca Livre
Foto: @projetoruas
Grupo ajuda moradores de rua a se reintegrarem na sociedade

Já passou na rua e ignorou o pedido de esmola ou comida de alguém estendido na calçada? Calma, não foi apenas você. A máscara da invisibilidade e indiferença tornou-se regra nas grandes metrópoles, onde as pessoas de rua viram apenas um mero componente da paisagem. Frustrados com essa situação e com desejo de mudar a cidade, um grupo de jovens do Rio de Janeiro criou, em 2014, o Projeto RUAS (Ronda Urbana de Amigos Solidários).  O RUAS completou um ano em setembro e já ajudou muita gente, desde os necessitados de comida e remédio, até os que precisam de documentos ou simplesmente carinho. Além disso, os jovens guerreiros também buscam reinserir os moradores de rua no mercado de trabalho e na vida em sociedade.

Às terças-feiras, uma comitiva de dez pessoas sai pelas ruas da zona sul do Rio, passando pelo Leblon, Ipanema e Copacabana, distribuindo sopa, sanduíches, roupas, cobertores, material de higiene e o principal, carinho.  Sobretudo, os coordenadores do projeto e voluntários visam retirada de documentos civis, internação em casas de reabilitação para dependentes químicos, contato com familiares, etc. Tudo isso esbarra nos principais objetivos do projeto: a reinserção dessas pessoas na sociedade.
@projetoruas
Projeto acontece na zona sul e já mostra resultados

Um bom exemplo do RUAS é o Seu Carlos. Ele é artesão e “mora” entre as ruas General Artigas e Venâncio Flores, no Leblon. Sua habilidade para confeccionar peças com encartes de jornal é tão grande que o pessoal do projeto resolveu unir o útil ao agradável. Já imaginou um morador de rua como professor? Pois foi o que aconteceu. No final de agosto, Seu Carlos passou uma semana na instituição O Semeador, ensinando sua arte para internos da casa. E a iniciativa foi um sucesso. O objetivo é que, no futuro, isso se torne uma fonte de renda para eles.

O céu é o limite para o Projeto RUAS.  E a base disso tudo é o amor, a vontade de dar uma chance a um semelhante que por algum motivo teve o caminho de sua vida desviado e não conseguiu voltar por conta própria.
Para conhecer melhor o projeto, acompanhe no instagram o @projetoruas.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.