Julgamento de liberdade de Lula deve ficar para o próximo semestre

O pedido de adiamento, solicitado pelo ministro Gilmar Mendes, teve como justificativa a falta de tempo hábil para análise do caso

Por: Redação Comunicar erro

Segundo informações da coluna Mônica Bergamo, o julgamento da suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro, referente ao caso do tríplex do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve ser adiado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido de adiamento, solicitado pelo ministro Gilmar Mendes, teve como justificativa a falta de tempo hábil para análise do caso. Em função do recesso de julho, o julgamento ficará agendado para o próximo semestre, possivelmente em agosto.

Gilmar Mendes
Crédito: Divulgação/STFAdiamento foi atribuído ao ministro Gilmar Mendes

Décimo segundo item da pauta da sessão, os ministros avaliarão 11 temas antes do caso que envolve a condenação do ex-presidente. A pena inicial era de 12 anos e um mês, mas foi reduzida por decisão da Quinta Turma do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) em abril deste ano. Assim, Lula está condenado a 8, 10 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Voto de minerva 

Em meio ao impasse sobre o futuro do ex-presidente, o pedido de liberdade de Lula está marcado pelo equilíbrio dos votos. Isso porque o relator da Operação Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia se manifestaram contrários ao pedido de liberdade. Por outro lado, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, críticos aos métodos da Lava Jato, devem votar favoravelmente a Lula – enquanto a decisão ficará nas mãos de Celso de Mello.

Compartilhe:

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …