Julgamento de liberdade de Lula deve ficar para o próximo semestre

O pedido de adiamento, solicitado pelo ministro Gilmar Mendes, teve como justificativa a falta de tempo hábil para análise do caso

Por: Redação | Comunicar erro

Segundo informações da coluna Mônica Bergamo, o julgamento da suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro, referente ao caso do tríplex do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve ser adiado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido de adiamento, solicitado pelo ministro Gilmar Mendes, teve como justificativa a falta de tempo hábil para análise do caso. Em função do recesso de julho, o julgamento ficará agendado para o próximo semestre, possivelmente em agosto.

Gilmar Mendes
Crédito: Divulgação/STFAdiamento foi atribuído ao ministro Gilmar Mendes

Décimo segundo item da pauta da sessão, os ministros avaliarão 11 temas antes do caso que envolve a condenação do ex-presidente. A pena inicial era de 12 anos e um mês, mas foi reduzida por decisão da Quinta Turma do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) em abril deste ano. Assim, Lula está condenado a 8, 10 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Voto de minerva 

Em meio ao impasse sobre o futuro do ex-presidente, o pedido de liberdade de Lula está marcado pelo equilíbrio dos votos. Isso porque o relator da Operação Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia se manifestaram contrários ao pedido de liberdade. Por outro lado, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, críticos aos métodos da Lava Jato, devem votar favoravelmente a Lula – enquanto a decisão ficará nas mãos de Celso de Mello.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
2
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
3
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
4
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
5
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
6
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
7
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
8
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …