Justiça garante dupla paternidade a casal de gêmeos

Por: Redação Comunicar erro

A luta pela igualdade de direitos para casais homoafetivos ficou ainda mais forte. Na última sexta-feira, 28 de agosto, a Justiça concedeu uma liminar que garante o registro de dupla paternidade a um casal de gêmeos que vai nascer em Santos no início de outubro. O caso é inédito e o primeiro de crianças nascidas de reprodução assistida e dupla paternidade no Estado de São Paulo.

O casal, formado por um norte-americano (pai biológico das crianças) e um brasileiro naturalizado norte-americano, vive na Califórnia (EUA) e contratou o escritório de Rosangela Novaes e Leila Nader, especialista em Direito Homoafetivo, para conseguir o registro da paternidade das duas crianças na Justiça. A mãe dos gêmeos, irmã do brasileiro, reside em Guarujá. O nascimento está previsto para o dia 10 de outubro em Santos.

Juanmonino/iStock
Foto ilustrativa

“O filho tem antes mesmo do seu nascimento o direito de ser registrado com o nome de seus genitores. Trata-se do direito à identidade pessoal e familiar, assegurado desde a concepção. Inserir o nome do casal no assento de nascimento do filho é apenas uma consequência lógica, uma finalização do ato que não pode ser interrompido com o nascimento, pois violaria Direitos Humanos Fundamentais”, disse Rosangela Novaes.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …