Kim Kardashian é acusada de ‘blackface’ em foto com maquiagem

A socialite publicou imagens nas quais aparece mais escura do que é, sendo acusada de fazer “blackface”

Kim Kardashian

A socialite Kim Kardashian foi acusada de fazer “blackface” por imagens que divulgou nas redes sociais na última semana.

Nas fotos, ela está usando cremes e outros produtos de sua linha de cosméticos, que será lançada em breve.

https://www.instagram.com/p/BVVJLRUlB01/?taken-by=kimkardashian&hl=pt-br

A prática vem desde o século XIX e consiste na representação, por parte de pessoas brancas, da população negra, de forma jocosa. Foi mais uma ferramenta usada pelo sistema racista para reforçar estereótipos e contribuir com o racismo e a desigualdade social, especialmente nos Estados Unidos.

“Você é negra agora, irmã?”, respondeu uma seguidora na foto de Kim Kardashian. “Menina, você sabe que esta não é a sua cor de pele”, disse outra pessoa.

Ela respondeu às acusações para o jornal The New York Times. “Obviamente eu não quis ofender ninguém. Usei um fotógrafo incrível e uma equipe. Eu realmente estava bronzeada quando tiramos as fotos, por isso o contraste”.

“Fizemos as mudanças necessárias naquela e nas outras fotos. Vimos o problema, nos adaptamos e mudamos para o jeito certo. Definitivamente eu aprendi com isso”, afirmou.

  • O blackface surgiu por volta de 1830, quando homens brancos se pintavam de preto e se apresentavam para a aristocracia branca com o objetivo de satirizar a população negra.