Kit para autoteste do vírus HIV é feito de plástico reciclado

O HIV é a principal causa de morte em mais de 90% dos países em desenvolvimento

Por: Casa.com.br
Crédito: Hans Ramzan/DivulgaçãoO teste foi criado pelo designer britânico Hans Ramzan

O designer britânico Hans Ramzan é um daqueles profissionais que “pensam além” e pontuam para o bem da humanidade: ele lançou um kit de autoteste para HIV feito de plástico reciclado, que permite as pessoas testarem em si mesmas sem viajar para a clínica mais próxima. As informações são da repórter Yara Guerra, da Casa.com.br.

Além de ser uma solução de baixo custo, que pode potencialmente salvar milhares de vidas, o dispositivo, batizado de CATCH, incentiva as pessoas de países em desenvolvimento – cujo acesso é limitado – a se testarem de uma maneira fácil.

“O HIV é a principal causa de morte em mais de 90% dos países em desenvolvimento”, explica Ramzan.

“Dois milhões e meio de pessoas são infectadas com HIV todos os anos. Devido a muitos fatores externos, que geralmente estão fora do controle individual, as pessoas geralmente vivem com o HIV despercebidas até que ele se transforme em AIDS – o estágio final. Esse dispositivo de baixo custo permite fácil extração de sangue com indivíduos que desejam verificar se eles têm HIV”, diz.

Confira o texto na íntegra.

Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link.