Laudo indicou problemas de drenagem na barragem de Brumadinho

Documentou também apontou a existência de trincas com vazamento de água

Por: Redação Comunicar erro

Documentos de uma vistoria feita em 2018 na barragem da mina do Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais, apontam problemas no sistema de drenagem do reservatório.  O laudo foi assinado pela empresa alemã Tüv Süd a pedido da Vale, mineradora responsável pela estrutura.

A estabilidade do local foi atestada pela empresa, no entanto, os dados apontavam que em determinada área que estava parcialmente saturada de água, havia um dreno seco. O relatório também indicava a existência de trincas com vazamento de água. Foi recomendada a instalação de equipamentos de monitoramento sismológico e  novos piezômetros – responsáveis por monitorar a pressão e o nível de água no solo.

Ricardo Stuckert/Fotos públicas
Crédito: Ricardo Stuckert/Fotos públicasBombeiros trabalham há mais de uma semana na busca por desaparecidos em Brumadinho.

Para mitigar possíveis consequências e aumentar a segurança, a Vale deveria tomar atitudes que diminuíssem a probabilidade de gatilhos,  como banir detonações nas proximidades da estrutura, evitar o tráfego de equipamentos pesados e impedir o aumento do nível da água no reservatório. As informações foram divulgadas no portal G1.

A barragem da mina Córrego do Feijão rompeu no dia 25 de janeiro e uma onda de lama de rejeitos de minério levou tudo o que estava em seu caminho. Até o momento, 134 mortes foram confirmadas e 199 pessoas continuam desaparecidas. Os bombeiros apontaram a possibilidade de não encontrar todos os corpos.

Em nota ao G1, a Vale afirmou que todas as recomendações foram atendidas no mesmo ano. Além disso, pontuou que as informações era analisadas e monitoradas com periodicamente.

Compartilhe:

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …