Laudo indicou problemas de drenagem na barragem de Brumadinho

Documentou também apontou a existência de trincas com vazamento de água

Por: Redação | Comunicar erro

Documentos de uma vistoria feita em 2018 na barragem da mina do Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais, apontam problemas no sistema de drenagem do reservatório.  O laudo foi assinado pela empresa alemã Tüv Süd a pedido da Vale, mineradora responsável pela estrutura.

A estabilidade do local foi atestada pela empresa, no entanto, os dados apontavam que em determinada área que estava parcialmente saturada de água, havia um dreno seco. O relatório também indicava a existência de trincas com vazamento de água. Foi recomendada a instalação de equipamentos de monitoramento sismológico e  novos piezômetros – responsáveis por monitorar a pressão e o nível de água no solo.

Ricardo Stuckert/Fotos públicas
Crédito: Ricardo Stuckert/Fotos públicasBombeiros trabalham há mais de uma semana na busca por desaparecidos em Brumadinho.

Para mitigar possíveis consequências e aumentar a segurança, a Vale deveria tomar atitudes que diminuíssem a probabilidade de gatilhos,  como banir detonações nas proximidades da estrutura, evitar o tráfego de equipamentos pesados e impedir o aumento do nível da água no reservatório. As informações foram divulgadas no portal G1.

A barragem da mina Córrego do Feijão rompeu no dia 25 de janeiro e uma onda de lama de rejeitos de minério levou tudo o que estava em seu caminho. Até o momento, 134 mortes foram confirmadas e 199 pessoas continuam desaparecidas. Os bombeiros apontaram a possibilidade de não encontrar todos os corpos.

Em nota ao G1, a Vale afirmou que todas as recomendações foram atendidas no mesmo ano. Além disso, pontuou que as informações era analisadas e monitoradas com periodicamente.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
2
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
3
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
4
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
5
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
6
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
7
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
8
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …