Laudo indicou problemas de drenagem na barragem de Brumadinho

Documentou também apontou a existência de trincas com vazamento de água

Por: Redação | Comunicar erro

Documentos de uma vistoria feita em 2018 na barragem da mina do Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais, apontam problemas no sistema de drenagem do reservatório.  O laudo foi assinado pela empresa alemã Tüv Süd a pedido da Vale, mineradora responsável pela estrutura.

A estabilidade do local foi atestada pela empresa, no entanto, os dados apontavam que em determinada área que estava parcialmente saturada de água, havia um dreno seco. O relatório também indicava a existência de trincas com vazamento de água. Foi recomendada a instalação de equipamentos de monitoramento sismológico e  novos piezômetros – responsáveis por monitorar a pressão e o nível de água no solo.

Ricardo Stuckert/Fotos públicas
Crédito: Ricardo Stuckert/Fotos públicasBombeiros trabalham há mais de uma semana na busca por desaparecidos em Brumadinho.

Para mitigar possíveis consequências e aumentar a segurança, a Vale deveria tomar atitudes que diminuíssem a probabilidade de gatilhos,  como banir detonações nas proximidades da estrutura, evitar o tráfego de equipamentos pesados e impedir o aumento do nível da água no reservatório. As informações foram divulgadas no portal G1.

A barragem da mina Córrego do Feijão rompeu no dia 25 de janeiro e uma onda de lama de rejeitos de minério levou tudo o que estava em seu caminho. Até o momento, 134 mortes foram confirmadas e 199 pessoas continuam desaparecidas. Os bombeiros apontaram a possibilidade de não encontrar todos os corpos.

Em nota ao G1, a Vale afirmou que todas as recomendações foram atendidas no mesmo ano. Além disso, pontuou que as informações era analisadas e monitoradas com periodicamente.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
2
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
3
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
4
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
5
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
6
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
7
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
8
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …