Lei de sobretaxa passa a valer para quem aumentar o consumo de água em SP

Tarifa adicional pode variar de 40% e 100% do valor cobrado

A partir desta quinta-feira passa a valer em todo estado de São Paulo a lei de sobretaxa de até 100% para quem aumentar o consumo de água. Assim, os clientes que gastarem mais em 2015 do que antes da crise hídrica, anunciada em janeiro do ano passado, serão cobrados pelo desperdício.

A nova tarifa, que tem como objetivo diminuir a demanda de água dos reservatórios, poderá ser cobrada daqui a 30 dias e valerá até o fim do ano.

Medida é estudada desde maio do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin

Entenda a cobrança

Para entender melhor a medida é simples: quem consumir até 20% mais água do que média terá que desembolsar 40% a mais. Para quem consumir além dos 20% a tarifa adicional será de 100%

Com origem nas restrições à captação de água, na prática os valores adicionais não devem mudar. Além disso, situações específicas que justificarem o consumo – a exemplo do número de moradores em casa, aumento de comércio e outros casos serão avaliados pela Sabesp, mediante requerimento que justifique a isenção da multa.

A medida que seria adotada em maio do ano passado deve atingir, aproximadamente, 446 mil consumidores. O número foi levantado em novembro do ano passado, quando de acordo com a Sabesp, 24% da população residente na região metropolitana aumentaram o consumo. O aumento corresponde ao consumo de 6.836 litros por segundo, correspondendo a 34% da produção de água do Sistema Cantareira.

Assim, a ideia é estimular que os “infratores” reduzam o consumo em até 20%. Se fosse colocada em prática em novembro do ano passado, a economia seria suficiente para abastecer 700 mil pessoas. ,