Ligação entre estações Paulista e Consolação ganhará novo túnel

Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Todos os dias, aproximadamente 260 mil pessoas circulam pelo túnel que liga as estações Paulista e Consolação do metrô, na região central da cidade. O congestionamento de pessoas nos 195 metros que separam as linhas 4-amarela e 2-verde, não por caso, ganhou entre os usuários do transporte de “marcha dos pinguins” em referência ao caos diário.

Por dia, sistema metroviário de São Paulo transporta 3,8 milhões de pessoas

Para dar um fim ao sofrimento de milhares de pessoas, uma equipe de engenheiros do Metrô se reuniu para buscar respostas ao problema. Ente doze alternativas apresentadas, a mais votada foi a construção de um novo túnel embaixo do atual, criando um sentido único em cada via.

O embrionário projeto tem apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que autorizou a empresa ViaQuatro, responsável pela linha 4-amarela, a trabalhar em cima da proposta. Dessa forma, a nova ligação será usada pelos passageiros que saem da estação Paulista e vão para a Consolação. Na ideia inicial,  o novo túnel será conectado ao atual. Enquanto quem estiver indo para a avenida Paulista usará uma nova saída, levando em conta um levantamento feito pelos engenheiros, que 10% das pessoas usam esse túnel só por conveniência, pois não fazem integração com a linha 2-verde.

Tumulto em 2013 e nova saída 

Em 2013, um problema em uma esteira chegou a deixar 20 feridos e causou tumulto entre os passageiros. Além do novo túnel, também está prevista a construção de nova saída da estação Paulista pela rua Bela Cintra.