Livro aborda a infância dos meninos moradores do sertão

A expressão “cabra da peste”, no dizer do povo, virou “caba”, que virou “cabinha”. E assim é conhecida a criança que vive no Cariri cearense, um sertão verde, quase um oásis, em meio ao semiárido brasileiro. Lançado pela editora Peirópolis em julho, o livro Terra de cabinha traz o cotidiano e o imaginário de uma região onde menino vira rei, caça jumento e foge da Caboclinha, uma espécie de caipora das matas. É resultado de uma extensa pesquisa sobre as infâncias conduzida pela jornalista e documentarista Gabriela Romeu em todo o Brasil.

O livro traz histórias, causos, brincadeiras, receitas, tradições, versos e adivinhas. É possível ouvir a voz do cabinha, dos mestres e contadores de histórias, e também da pesquisadora-visitante, que registrou num caderninho as coisas mais interessantes a respeito de como vivem aqueles meninos e meninas para quem o mundo é feito de castelos, árvore é brinquedo e assombração existe, sim, senhor.

No prefácio do livro Terra de cabinha, o artista plástico Gandhy Piorski, estudioso das relações entre infância e imaginário, diz que a obra “nos leva à topologia, à terra, ao chão primordial da infância, à faixa germinal de transformação do real em imaginário”.

“Terra de Cabinha” é um dos resultados do “Infâncias“, projeto idealizado pelas jornalistas Gabriela Romeu e Marlene Peret que registra a vida de meninos e meninas pelo Brasil.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …